Brasil vai importar roda-gigante panorâmica da China

Equipamento adquirido pelo Grupo Playcenter vai ser instalado em Olímpia, no interior de São Paulo, que aposta no turismo

Roda-gigante de Olímpia, no interior paulista, será semelhante a RioStar, do Rio de Janeiro
06 de Março, 2022 | 04:12 PM

São Paulo — O Brasil vai importar um produto inusitado da China, seu maior parceiro comercial. É uma roda-gigante panorâmica fabricada pela chinesa Liaoning Songling. O equipamento será a nova atração turística de Olímpia, interior de São Paulo, com previsão de ser inaugurada no quarto trimestre deste ano, informou o Grupo Playcenter, que fechou parceria com o município, à Bloomberg Línea.

A roda-gigante de Olímpia terá 88 metros de altura e 54 cabines transparentes e climatizadas, para até oito pessoas cada, comportando uma capacidade total de 432 visitantes simultaneamente, segundo o Playcenter.

O valor não foi divulgado. Para se ter ideia, no site chinês de comércio eletrônico Alibaba, encontram-se equipamentos gigantes à venda por valores entre US$ 300 mil e US$ 1,5 milhão, dependendo do fabricante e das características do produto, como altura e número e capacidade das cabines.

A implantação em Olímpia será de forma gradual e seguirá os mesmos moldes da roda-gigante Rio Star, no Rio de Janeiro, segundo a tradicional companhia brasileira do setor de parques de diversões, dona das marcas Playcenter, Playcenter Family, Playland e Kidzland.

PUBLICIDADE

Veja mais: Brasil zera imposto de importação de jet ski e balão

O equipamento vai desenvolver o turismo na cidade de Olímpia, transformada em Estância Turística por projeto de lei aporvado em 2014. O município fica a cerca de 440 km da capital paulista, no norte do estado, na região metropolitana de São José do Rio Preto. Os parques aquáticos Thermas dos Laranjais e Hot Beach já funcionam na cidade de 56 mil habitantes.

A exemplo da RioStar, a roda-gigante da Estância Turística de Olímpia terá cabines transparentesdfd

Segundo o Playcenter, a atração vai ocupar uma área de 6 mil metros quadrados, no cruzamento da Avenida Aurora Forti Neves com a Avenida Constitucionalista de 32, sendo que o projeto ainda prevê uma infraestrutura com alimentação, comércio de souvenirs, espaço para eventos, entre outros atrativos.

PUBLICIDADE

Veja mais: Tribunal de Justiça homologa plano de recuperação judicial do Hopi Hari

O presidente do Grupo Playcenter, Marcelo Gutglas, e do diretor-geral do grupo, Roger Ely, planejam visitar o município para apresentar o projeto arquitetônico da nova atração e fornecer outras informações sobre o empreendimento. Hoje, o grupo atua com as operações Playcenter Family, um parque indoor no Shopping Aricanduva, na capital paulista, e os Playlands, unidades com 500 a 2 mil metros quadrados, com ambientes para festas de aniversário.

A oferta de passeio de roda-gigante é considerado um item obrigatório do setor de parques de diversões. Em Vinhedo, no interior paulista, o parque temático Hopi Hari possui a Giranda Mundi, uma roda-gigante de 44 metros de altura.

Na capital, haverá a Grand Amour, uma roda-gigante de 24 gôndolas, onde será servida uma refeição, dentro da roda-gigante, uma experiência gastronômica prevista para 3 de junho a 3 de julho deste ano, no Parque Estaiada, no Real Parque, na região do Morumbi, zona sul da cidade.

No segundo semestre do ano passado, o iFood, unicórnio de entregas, apostou nesse tipo de equipamento de diversão com uma roda-gigante instalada no Parque do Ibirapuera. A roda-gigante de 35 metros usada durante edições do festival de música Lollapalooza, no autódromo de Interlagos, também circulou pela cidade, atraindo, no ano passado, visitantes ao MorumbiShopping, por exemplo.

Leia também

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 25 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.