Visa e Mastercard suspendem operações e isolam pagamentos por cartão na Rússia

Todas as transações iniciadas com seus cartões emitidos no país não funcionarão mais no exterior, disseram as empresas

Visa e Mastercard suspenderam as operações e isola pagamentos por cartão na Rússia
Por Sebastian Tong
05 de Março, 2022 | 07:25 PM

Bloomberg — A Visa (V) e a Mastercard (MA) decidiram suspender suas operações na Rússia. A iniciativa é mais uma tentativa coordenada que ameaça isolar ainda mais a economia russa da comunidade internacional após a decisão do presidente Vladimir Putin de invadir a Ucrânia.

Em declarações separadas que chegaram com poucos minutos de diferença neste sábado, a Visa citava “a invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia e os eventos inaceitáveis que testemunhamos”, enquanto a Mastercard referiu a “natureza sem precedentes do conflito atual e o ambiente econômico incerto. "

As decisões ocorrem horas depois que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, pediu às empresas que suspendam todos os negócios na Rússia durante uma videoconferência com legisladores dos EUA.

O deputado Brad Sherman, um democrata da Califórnia que é membro do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, twittou após a ligação que concordou com o líder ucraniano.

PUBLICIDADE

Visa e Mastercard disseram que quaisquer transações iniciadas com seus cartões emitidos na Rússia não funcionarão mais fora do país, enquanto quaisquer cartões emitidos fora da Rússia não funcionarão em estabelecimentos comerciais ou caixas eletrônicos russos.

A Visa observou que os consumidores na Rússia que possuem um cartão emitido naquele país ainda podem pagar por bens e serviços locais, mas a empresa não processará as transações. Isso dependerá do Sistema Nacional de Cartões de Pagamento da Rússia, ou NSPK.

(atualizado às 19h55 com posicionamento da Mastercard)

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também