Negócios

Zuckerberg quer lançar a própria ‘Alexa’ para o Metaverso

Empresa controladora do Facebook, Meta Platforms (FB), está desenvolvendo uma assistente de voz digital

Tecnologia de IA que pode aprender e antecipar o comportamento humano estará no centro do metaverso proposto por Zuckerberg
Por Kurt Wagner
23 de Fevereiro, 2022 | 03:10 pm
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — A empresa controladora do Facebook, Meta Platforms (FB), está desenvolvendo uma assistente de voz digital para ajudar as pessoas a interagir com dispositivos físicos, como o de videochamada Portal lançado pela empresa e, eventualmente, óculos de realidade aumentada.

O CEO Mark Zuckerberg disse que a empresa está construindo o assistente em preparação para o chamado metaverso, uma versão mais imersiva da internet que permitirá que as pessoas interajam online por meio de óculos virtuais e realidade artificial. Os assistentes digitais precisarão “aprender como os humanos aprendem” para ajudar os usuários a navegar neste novo mundo online, disse Zuckerberg durante uma apresentação na quarta-feira (23).

“Quando tivermos óculos em nossos rostos, será a primeira vez que um sistema de inteligência artificial poderá realmente ver o mundo da nossa perspectiva – ver o que vemos, ouvir o que ouvimos e muito mais”, acrescentou Zuckerberg, dizendo que espera para eventualmente construir assistentes de IA que possam “se mover entre os mundos virtual e físico”. O assistente de IA não tem nome, mas a Meta está chamando o esforço de “Projeto CAIRaoke”.

A tecnologia de IA que pode aprender e antecipar o comportamento humano estará no centro do metaverso proposto por Zuckerberg – em parte porque as pessoas acabarão acessando sem usar as mãos usando um par de óculos inteligentes. Embora o conceito de metaverso ainda esteja indefinido, as demonstrações de vídeo do Meta mostram pessoas se movendo em espaços digitais e interagindo com outras como avatares. Em um novo vídeo na quarta-feira, Zuckerberg mostrou uma nova tecnologia chamada “Builder Bot”, que permitirá que as pessoas criem um mundo virtual simplesmente descrevendo coisas que desejam incluir.

PUBLICIDADE

Na maioria dos casos, essas tecnologias estão a anos de serem disponibilizadas ao público. A Meta está testando seu assistente de voz de IA em dispositivos do Portal, mas apenas para usos simples, como definir lembretes. A empresa lançou anteriormente um “chatbot de código aberto” chamado BlenderBot e, há alguns anos, empurrou fortemente os bots de mensagens. Você já pode usar um assistente de voz criado pelo Meta para alguns comandos básicos no Portal, como fazer uma ligação ou perguntar sobre o clima. Mas a maioria das interações de voz no Portal são feitas através do Alexa da Amazon.com.

Os assistentes de voz de IA não são exclusivos do Meta. O assistente de voz da Apple , Siri, vem carregado em seus dispositivos iPhone e iPad. A Alexa da Amazon também se tornou um item básico para muitas pessoas.

Leia também

Ucrânia: Sites do governo sofrem ataque cibernético, diz Interfax

PUBLICIDADE