Mercados

Exchanges de cripto avaliam oferecer negociação de ações

Exchanges de criptomoedas estão se expandindo para novas linhas de atuação para diminuir a dependência das receitas de negociações

Maior exchange de criptomoedas do mundo interrompeu o suporte de tokens de ações em outubro passado, apenas alguns meses após o lançamento do produto
Por Yueqi Yang e Olga Kharif
13 de Janeiro, 2022 | 04:25 pm
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — As exchanges de criptomoedas FTX e Bitstamp estão avaliando a oferta de negociação de ações, um movimento que permite diversificação enquanto se aventuram no território de empresas financeiras tradicionais e aplicativos populares, como Robinhood.

A FTX trabalha para começar a negociação de ações e opções, e um lançamento pode ocorrer em “alguns meses”, disse o presidente Brett Harrison no Twitter, na terça-feira (11). Um porta-voz da FTX confirmou que a empresa está “continuando a investigar” futuras integrações de negociação de ações e opções, sem fornecer detalhes adicionais.

A Bitstamp, uma das mais antigas exchanges de criptomoedas, também considera entrar em novos mercados, como ações, tokens não fungíveis, as NFTS, e derivativos de criptomoedas, disse Roberto Zagotta, CEO da corretora, em entrevista, citando a vantagem de manter os usuários na plataforma para negociações em todas as classes de ativos.

Veja mais: Ações meme e cripto se encontram em busca da GameStop por NFT

PUBLICIDADE

Oferecer negociação de ações criaria uma experiência simplificada para os mais de 4 milhões de usuários da Bitstamp, mas é um “espaço muito competitivo, e há alguns nomes muito significativos nele”, disse Zagotta. Tal movimento exigiria grandes investimentos, então “temos que estar convencidos de que temos chance de vencer neste espaço”, afirmou.

Se decidir buscar essas áreas de expansão, a Bitstamp pode construir o produto internamente, com parceiros, ou considerar aquisições, que “podem ser um acelerador do ponto de vista do licenciamento”, acrescentou.

Exchanges de criptomoedas estão se expandindo para novas linhas de atuação para diminuir a dependência das receitas de negociações. O volume de negociação em algumas das principais exchanges de criptomoedas diminuiu durante a recente onda vendedora do mercado, e alguns analistas dizem que um “inverno cripto” pode estar a caminho.

Veja mais: Bitcoin fica abaixo de US$ 40 mil pela 1ª vez desde setembro

PUBLICIDADE

Oferecer a negociação de ações significa que elas podem capturar investidores de ações memes, colocando-as no caminho de nomes como a Robinhood e eToro, que oferecem os dois.

Algumas exchanges fornecem a negociação de versões tokenizadas de ações como Apple e Tesla, mas essa iniciativa enfrenta resistência regulatória. A Binance, a maior exchange do mundo, interrompeu o suporte de tokens de ações em outubro passado, apenas alguns meses após o lançamento do produto.

Quando perguntado se a Binance consideraria oferecer negociação de ações, um porta-voz disse que a corretora “vai permanecer focada no desenvolvimento de tecnologias líderes de blockchain para nossos usuários e expandir para mercados que complementam mais naturalmente o futuro do blockchain”.

A Coinbase, maior exchange de criptomoedas dos EUA, não quis comentar.

Veja mais em bloomberg.com