PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil

Bolsonaro: Ômicron é uma variante ‘bem-vinda’

Segundo o presidente, especialistas afirmam que a nova cepa pode significar o fim da pandemia

Presidente chegou a prometer que sua filha não tomaria a vacina
Por Daniel Carvalho e Marisa Wanzeller
12 de Janeiro, 2022 | 04:26 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — O presidente Jair Bolsonaro disse que a variante ômicron, que está causando aumento nos casos de covid no Brasil e no mundo, pode ser chamada de “vírus vacinal” e é uma variante “bem-vinda”.

“Algumas pessoas estudiosas e sérias – e não vinculadas a farmacêuticas – dizem que a ômicron é bem-vinda e pode sinalizar o fim da pandemia”, disse Bolsonaro nesta quarta-feira (12) em entrevista ao site Gazeta Brasil.

Bolsonaro se destacou globalmente por sua postura desafiadora diante da pandemia, apelidando-a repetidamente de “uma gripezinha”, apesar dos mais de 600 mil brasileiros mortos pela doença nos últimos dois anos. Candidato à reeleição este ano, o presidente vem se aprofundando em sua posição contra as vacinas. Ele prometeu não permitir que sua filha recebesse a vacina e continuar lutando contra os lockdowns, mesmo que a ômicron chegue ao país, fazendo com que os casos ultrapassem 70 mil por dia. Durante boa parte do mês de dezembro, as infecções diárias raramente passaram a marca de 10 mil.

Mas, embora as hospitalizações tenham aumentado no Brasil nas últimas semanas, até agora não houve uma multidão de pacientes na UTI como em meados de 2021 – antes que as vacinas chegassem amplamente ao país. É um padrão semelhante àquele observado em países desde a Argentina até a África do Sul e a Dinamarca, e que alimentou uma mudança na forma como algumas nações abordam a pandemia.

PUBLICIDADE

Apesar dos efeitos aparentemente mais leves da variante, especialistas médicos alertam que ela ainda pode causar a sobrecarga de hospitais e sistemas de saúde devido à rapidez com que se espalha. A ômicron tornou-se a variante dominante em muitos lugares, incluindo o Reino Unido, os Estados Unidos e o Brasil.

--Esta notícia foi traduzida por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Covid: União Europeia faz alerta sobre excesso de reforços de vacina

SP prorroga máscara obrigatória até 31 de março e sugere limitar shows