EUA reforçam estoque de pílula da Pfizer contra Covid

Governo americano concordou em comprar 10 milhões de kits de tratamento adicionais do Paxlovid

Comprimidos paxlovid da Pfizer contra a Covid-19
Por Timothy Annett
04 de Janeiro, 2022 | 04:18 PM

Bloomberg — A Pfizer disse que o governo dos Estados Unidos concordou em comprar mais 10 milhões de kits de tratamentos de sua pílula para Covid-19, aumentando o estoque de ferramentas de combate ao vírus no país.

A empresa disse em nota nesta terça-feira (4) que os EUA concordaram em comprar o suprimento adicional do medicamento, conhecido como Paxlovid, além de 10 milhões de kits de tratamento que havia concordado em comprar anteriormente. Cerca de 10 milhões de kits tiveram sua entrega acelerada para no máximo até o final de junho, segundo a Pfizer, com a parcela restante a ser entregue até o final de setembro.

O Paxlovid, que foi liberado para uso emergencial pela Food and Drug Administration (FDA, reguladora de saúde dos EUA) no mês passado, demonstrou em testes clínicos que reduz drasticamente as internações e mortes causadas pela Covid-19. Foi a primeira terapia domiciliar para o vírus a ser disponibilizada nos EUA; uma terapia oral semelhante da Merck e da Ridgeback também foi autorizada pelo FDA.

Os EUA estão estocando comprimidos da Pfizer ao mesmo tempo em que aumentam os casos relacionados à disseminação da variante ômicron, altamente transmissível. Embora as vacinas não tenham o mesmo nível de eficácia contra a ômicron, espera-se que o Paxlovid seja eficaz contra a cepa porque não tem como meta a glicoproteína de pico, reconhecida como proteína S, que é o alvo das vacinas.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também