PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Futuros de Wall Street afundam na despedida de 2021

Ações asiáticas sobem após a forte alta dos papéis de empresas chinesas listados nos EUA

Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — Os futuros de ações dos EUA são negociados em baixa nesta sexta-feira na Ásia depois que Wall Street cedeu terreno de uma alta recorde nas negociações de fim de ano. Por outro lado, ações asiáticas têm um impulso após a forte alta dos papéis de empresas chinesas listados nos EUA.

As ações australianas caíram, mas têm forte alta em Hong Kong nesta sexta-feira. Ambos os mercados fecharão mais cedo, enquanto o Japão figura entre os vários que permanecem fechados na véspera do Ano Novo.

PUBLICIDADE

O índice Nasdaq Golden Dragon China subiu 9,4% nesta quinta-feira, o maior salto desde 2008. O indicador ainda mantém desvalorização de 40% em 2021.

Os futuros de títulos do Tesouro americano subiram depois que os rendimentos caíram nos negócios nos EUA. Não há negociação de títulos do Tesouro na Ásia devido ao feriado no Japão. O dólar manteve-se estável e o petróleo bruto caiu. O Bitcoin mantém as perdas de dezembro.

As ações globais estão fechando um ano forte, impulsionado por uma alta nos mercados dos EUA, enquanto a Ásia ficou para trás em parte por causa da fraqueza do mercado na China com as restrições regulatórias e uma economia em desaceleração. Os investidores em títulos estão sofrendo perdas à medida que muitos bancos centrais adotam configurações monetárias mais rígidas para combater a inflação.

PUBLICIDADE

“Enquanto olhamos para 2022, os ganhos provavelmente serão mais modestos do que no ano passado ou mais”, em parte devido às avaliações agora, disse Jason Pride, diretor de investimentos de private banking da Glenmede, à Bloomberg Televisão. Mas também há motivos para otimismo, já que “ainda estamos nos recuperando da pandemia”, acrescentou.

Dados dos EUA mostraram que os pedidos de auxílio-desemprego caíram inesperadamente na semana passada, enquanto os pedidos contínuos recuaram para o nível mais baixo desde março do ano passado. Um indicador de atividade empresarial de Chicago aumentou em dezembro mais do que os economistas previram.

Os investidores continuam monitorando as dificuldades das incorporadoras imobiliárias da China, incluindo discussão de prazos de pagamento de cupom para títulos em dólar do Kaisa Group Holdings Ltd.

PUBLICIDADE

Em destaque estão também esteve nas conversas por telefone entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente russo, Vladimir Putin. O Kremlin disse que Putin estava satisfeito com o resultado das discussões. Os EUA e seus aliados temem uma potencial invasão russa na Ucrânia.

Alguns dos principais movimentos nos mercados:

Ações

  • Os futuros do S&P 500 tinham baixa de 0,2% perto das 11h00 em Tóquio (23h em Brasília). Na quinta, o S&P 500 caiu 0,3%;
  • Os futuros do Nasdaq 100 caíam 0,2%. O Nasdaq 100 recuou 0,4%;
  • O índice S&P/ASX 200 da Austrália caia 0,5%;
  • O índice Hang Seng subia 1,8%;
  • O China Xangai Composite subia 0,6%;

Moedas

  • O Bloomberg Dollar Spot Index pouco mudou;
  • O euro estava em US$ 1,1325;
  • O iene japonês estava em 115,07 por dólar;
  • O yuan offshore estava em 6,3773 por dólar;

Renda fixa

  • O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caiu quatro pontos-base para 1,51% na quinta-feira;
  • O rendimento dos títulos de 10 anos da Austrália foi de 1,63%;

Commodities

  • O petróleo bruto West Texas Intermediate caia 1,1%, para US$ 76,16 o barril;
  • O ouro estava em $ 1.815,79 a onça, alta de 0,1%;

(atualizado às 23h com a abertura dos mercados em Hong Kong e China)

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE