Chuvas na Bahia: Mais barragens sob risco de rompimento

Autoridades locais já dizem que é a pior enchente em décadas

Número de mortos ultrapassa 18
Por Andrew Rosati - Isadora Calumby
27 de Dezembro, 2021 | 11:45 AM

Bloomberg — Dez barragens estão sendo monitoradas com risco de rompimento após as fortes chuvas na Bahia terem deixado 18 mortos e mais de 16 mil desabrigados no que as autoridades locais estão chamando de a pior enchente em décadas.

As semanas de chuvas intensas fizeram com que dois rios transbordassem e quebrassem duas barragens na Bahia no fim de semana de Natal. No domingo (26), as autoridades declararam estado de emergência em 72 cidades enquanto as enchentes chegavam a 10 metros no sul do estado.

Os bombeiros da Bahia estão monitorando 10 represas em todo o estado, já que as chuvas devem continuar nos próximos dias, segundo O Globo.

Veja mais: Chuvas na Bahia: mais uma barragem se rompe e número de mortos sobe

PUBLICIDADE

“É uma cena muito triste”, disse o governador da Bahia, Rui Costa, em discurso no domingo. “Muitas, muitas casas, centros de cidades tomados pela água”.

Embora a estação chuvosa do Brasil normalmente sobrecarregue a infraestrutura, as chuvas foram particularmente fortes este ano e seguem uma série de eventos climáticos extremos, incluindo incêndios florestais, secas e ondas de frio. A enchente ocorre depois que o Brasil enfrentou sua pior seca em um século que dizimou as colheitas em todo o país e deixou as usinas hidrelétricas sem água suficiente para funcionar em plena capacidade.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também