Favoritos do Obama: Ex-presidente compartilha livros e filmes de 2021

“Música e narração de histórias pareciam especialmente urgentes durante este ano pandêmico”, disse ex-presidente

Ex-presidente americano diz que a arte foi uma forma das pessoas se conectarem durante as medidas de isolamento por conta da pandemia
Por Ella Ceron
16 de Dezembro, 2021 | 07:25 PM

Bloomberg — Se você está procurando alguns filmes para assistir ou livros para ler em um ambiente mais tranquilo nos últimos dias de 2021, o ex-presidente americano Barack Obama tem algumas sugestões.

O 44º presidente dos Estados Unidos começou a postar ontem (15) em suas redes sociais um infográfico com livros lançados em 2021 que “deixaram uma impressão duradoura” nele como leitor. Ele seguiu nesta quinta (16) com uma lista de seus filmes favoritos de 2021.

“A arte sempre sustenta e nutre a alma‘’, escreveu ele no Instagram. “Mas, para mim, a música e a narração de histórias pareciam especialmente urgentes durante este ano pandêmico - uma maneira de nos conectarmos mesmo quando estávamos confinados.”

Entre suas escolhas estavam “How the Word Is Passed: A Reckoning With the History of Slavery Across America”, de Clint Smith, um livro que cobre a experiência afro-americana desde Thomas Jefferson até a prisão de segurança máxima de Angola, na Louisiana. Ele também destacou “Crying in H Mart”, a biografia de Michelle Zauner, uma musicista de rock independente que reflete sobre sua herança e relacionamento com sua mãe; e “Harlem Shuffle”, um romance policial do vencedor do Prêmio Pulitzer Colson Whitehead.

PUBLICIDADE

Obama publicou novamente uma lista de leituras de verão que lançou em junho, que inclui “Império da Dor: A História Secreta da Dinastia Sackler”, de Patrick Radden Keefe, e “Klara e o Sol”, de Kazuo Ishiguro. Ambos os livros também foram incluídos na lista dos melhores livros do ano da Bloomberg, conforme indicados por jornalistas de vários setores.

Quanto aos filmes, o ex-presidente recomendou “West Side Story” (Amor, Sublime Amor, conforme título no Brasil) de Steven Spielberg, que estreou com números decepcionantes na semana passada; bem como a obra da Netflix “Passing”, baseada no romance de Nella Larsen de mesmo nome; e o drama dos Panteras Negras “Judas e o Messias Negro”, que foi distribuído pela Warner Bros Entertainment. O filme da guerra da Bósnia “Quo Vadis, Aida?” também fez parte da lista de Obama. Depois de estrear no Festival Internacional de Cinema de Veneza em 2020, foi distribuído online pela Super LTD no início deste ano.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também: