PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

URGENTE: Inflação nos EUA atinge 6,8% em novembro

Apesar de estar em linha com a expectativa, houve um avanço em relação a outubro

Registro de outubro já havia sido o mais alto em 30 anos
10 de Dezembro, 2021 | 10:32 am
Tempo de leitura: <1 minuto

Bloomberg Línea — O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos registrou alta de 6,8% na base anual em novembro, em linha com as expectativas, um avanço em comparação ao registro de outubro. Na base mensal, o avanço foi de 0,8%, ante 0,9% no mês anterior.

PUBLICIDADE

A inflação americana está agora atingindo seu ponto mais alto em uma geração. O registro de outubro já havia tocado os 6,2% ao ano, o mais alto em 30 anos. Quase todos os analistas econômicos esperam que esfrie no próximo ano, mas a questão-chave para o presidente Joe Biden e os democratas no Congresso é com que rapidez e quanto.

A expectativa agora é sobre os próximos passos do Federal Reserve. O presidente do Fed, Jerome Powell, chegou a dizer que a força da economia dos EUA e a inflação elevada podem justificar o fim das compras de ativos do banco central antes do planejado no próximo ano, embora a nova cepa ômicron da Covid-19 represente um risco adicional para essas perspectivas.

Kariny Leal

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.