PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Green

Biden critica Xi e Putin por ausência na COP26: ‘Se afastaram da discussão’

Nenhum dos dois líderes participou da cúpula do clima; os dois discursaram remotamente na reunião do G-20 em Roma

Presidente Joe Biden fala com jornalistas em Glasgow
Por ennifer Epstein e Josh Wingrove
02 de Novembro, 2021 | 07:06 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — O presidente Joe Biden disse que a Rússia, a Arábia Saudita e especialmente a China erraram ao ignorar o Grupo dos 20 e a conferência climática da ONU na Europa nesta semana, observando que Pequim perdeu uma oportunidade de participar da liderança global.

“Eles perderam a capacidade de influenciar as pessoas ao redor do mundo e as pessoas aqui na COP”, disse ele em uma entrevista em Glasgow, Escócia, para encerrar a cúpula do clima COP-26.

“A coisa mais importante que chamou a atenção do mundo é o clima”, acrescentou ele sobre a China. “É apenas um problema gigantesco. E eles se afastaram.”

O presidente chinês Xi Jinping discursou remotamente no G-20 em Roma. Ele não saiu de seu país desde o início da pandemia de Covid-19. O presidente russo, Vladimir Putin, também se dirigiu ao G-20 remotamente. Nenhum dos dois participou da cúpula do clima.

PUBLICIDADE

Biden confirmou que está planejando uma cúpula bilateral virtual com Xi, embora tenha dito que a data não foi acertada. Ele disse que não está preocupado com “conflito armado” com a China e descreveu a relação com os EUA como “competição”.

“Não precisa ser conflito”, disse ele. “Esperamos que ele jogue dentro das regras”, acrescentou ele sobre Xi.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Governo Biden anuncia medidas contra a emissão de gás metano no mundo

DiCaprio fura cerco e participa de discussões sobre emissão de metano