promo
Brasil

Guedes: Petrobras vai valer zero daqui a 30 anos

Ministro afirmou em evento que o Brasil terá crescimento no próximo ano, mesmo que alguns bancos comecem a apontar possibilidade de retração econômica

Tempo de leitura: <1 minuto

Bloomberg Línea — O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje que apenas a menção de que Petrobras poderia ser privatizada teve como efeito aumentar em quase R$ 100 bilhões o valor de mercado da empresa. A afirmação foi feita durante cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado de Bolsonaro, no lançamento do programa de economia verde.

“Bastou o presidente falar que vamos estudar [a privatização da Petrobras], o negócio sai subindo e aparecem R$ 100 bilhões,” disse Guedes.

Para Guedes, o investimento na Petrobras perderá valor no futuro conforme o mundo migra para outras fontes energéticas mais limpas. “A Petrobras vai valer zero daqui a 30 anos”, disse Guedes.

Hoje, a notícia de que o governo estaria analisando um projeto de lei para privatizar a estatal levou a uma alta de 6,84% nas ações preferenciais e de 6,13% nas ordinárias.

No evento, o ministro afirmou ainda que o Brasil terá crescimento no próximo ano, mesmo que alguns bancos comecem a apontar possibilidade de retração econômica.

Para Guedes, o Brasil precisa assumir protagonismo na chamada economia verde e merece reconhecimento geopolítico pelas iniciativas no segmento. Segundo o ministro, críticas ao Brasil no tema ambiental têm interesses políticos.

Toni Sciarretta

Toni Sciarretta

News director da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura diária de finanças, mercados e empresas abertas. Trabalhou no Valor Econômico e na Folha de S.Paulo. Foi bolsista do programa de jornalismo da Universidade de Michigan.