Internacional

Tempestade no Pacífico deve inundar a Califórnia com chuva e lama

Em poucas horas, água pode lavar cobertura seca, deslocar árvores mortas pelas encostas e derrubar neve do topo das montanhas

Califórnia se prepara para receber tempestade do Pacífico
Por Brian K. Sullivan
23 de Outubro, 2021 | 06:37 pm
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg — Uma poderosa tempestade do Pacífico está prestes a atingir a Califórnia e a costa noroeste do Pacífico, trazendo ventos semelhantes aos de furacões e chuvas fortes que podem causar deslizamentos de terra em áreas queimadas pelos incêndios florestais deste ano.

A tempestade na costa de Washington irá direcionar forte umidade para a costa, começando no sábado e continuando até segunda-feira, disse Lara Pagano, analista sênior do Centro de Previsão do Tempo dos EUA. Os piores impactos ocorrerão na Califórnia, onde 20 a 25 centímetros de chuva em poucas horas podem lavar a cobertura seca do solo, deslocar árvores mortas pelas encostas e derrubar neve do topo das montanhas.

“Temos um grande problema chegando aqui e vai impactar grande parte do Ocidente”, disse Pagano por telefone. “Os impactos são semelhantes aos de um furacão em termos de ventos e ação das ondas, mas o sistema em si não é um furacão.”

Frequentemente chamados de rios atmosféricos, essas grandes tempestades do Pacífico podem bombear tanta água quanto a foz do rio Mississippi quando caem em terra. Um estudo do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA descobriu que tais eventos causaram 84% dos danos provocados por enchentes em 11 estados ao longo de um período de 40 anos. Em média, eles causam cerca de US $ 1,1 bilhão em danos.

PUBLICIDADE

High Surf

Os sonares de inundação se estendem da fronteira com o Oregon quase até Bakersfield, no sul, informou o serviço meteorológico. Além disso, o alerta de ondas altas trazendo movimentos de até 30 pés está previsto para atingir a costa de Oregon ao sul de San Francisco. Os ventos podem chegar a 45 mph com rajadas de até 70 mph em alguns lugares, e podem atingir o interior de Nevada e Utah.

“Períodos de chuva forte são esperados de domingo de manhã a segunda-feira de manhã”, de acordo com o National Weather Service em Sacramento. “Isso poderia trazer fluxos potenciais de cinzas e detritos sobre áreas de cicatrizes de queimaduras recentes.”

A lama da chuva forte pode encher uma casa em segundos e muitas autoridades da Califórnia pediram aos residentes que evacuassem agora ou estejam preparados para fazê-lo em breve. O condado de Santa Bárbara emitiu um aviso de evacuação para vários desfiladeiros na área, de acordo com um tweet.

A tempestade tem alguns pontos positivos. Pode apagar incêndios florestais em todo o norte da Califórnia e ajudar a aliviar a seca, que atualmente afeta toda a região. Os incêndios mataram três pessoas, queimaram quase 2,5 milhões de acres e destruíram 3.629 estruturas até agora este ano, de acordo com estatísticas estaduais.

PUBLICIDADE

Assim como os furacões, os eventos atmosféricos do rio são classificados em uma escala de 1 a 5. Grande parte da região costeira do Oregon e do norte da Califórnia enfrentará intensidade de categoria 4, com algumas áreas chegando a 5, de acordo com o Centro para Extremos de Água e Clima Ocidentais do Scripps Institution of Oceanografia.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Como é visitar Miami agora?

Air France e Latam anunciam retomada de novas rotas internacionais

PUBLICIDADE