Mercados

Ibovespa volta aos 114 mil pontos em dia de bom humor global

Índice seguiu onda positiva vinda dos mercados externos e registrou ganhos

Dados e balanços favoreceram mercados
15 de Outubro, 2021 | 05:53 pm
Tempo de leitura: <1 minuto

São Paulo — Na esteira das bolsas internacionais, o Ibovespa encerrou o dia em alta, com o bom humor dominando os mercados diante de dados econômicos e o início da temporada de balanços lá fora. O dólar seguiu a maré positiva e caiu, enquanto as taxas dos juros futuros acabaram subindo. A próxima semana já começa agitada, com os dados do PIB da China no domingo à noite.

  • A bolsa subiu mais de 1%, se mantendo acima da barreira dos 114.000 pontos. Além dos balanços que favoreceram os mercados dos EUA, também pesou na onda positiva novas notícias sobre o caso Evergrande, na China, após a autoridade monetária do país declarar que os riscos para o sistema financeiro decorrentes dos problemas da incorporadora são “controláveis”. Entre os papéis locais, o destaque do dia foi o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), que disparou após o anúncio de venda de lojas da rede Extra para o Assaí (ASSA3).
  • Além do bom humor, o dólar se beneficiou dos leilões do Banco Central, seguindo também o movimento de outras moedas emergentes.

Nos Estados Unidos, as ações foram beneficiadas também pelo aumento surpreendente nas vendas no varejo em setembro, que reforçaram a confiança na recuperação econômica. O país também anunciou que abrirá suas fronteiras para viajantes estrangeiros vacinados em 8 de novembro, conforme informou um funcionário da Casa Branca.

dfd

-- Com informações de Bloomberg News

Igor Sodré

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.

PUBLICIDADE