Mercados

Ibovespa sobe com clima positivo no exterior

Início da temporada de balanços nos EUA traz bons resultados e impulsiona bolsas de NY respingando por aqui

Dia é marcado por ganhos nos principais mercados globais
15 de Outubro, 2021 | 02:45 pm
Tempo de leitura: <1 minuto

São Paulo — O Ibovespa opera em alta na tarde desta sexta-feira (15), seguindo a tendência observada nos principais mercados globais, principalmente em Nova York, onde os índices se beneficiam dos balanços positivos divulgados nesta semana e de indicadores econômicos. O dólar segue em queda de mais de 1%, enquanto as taxas dos juros futuros avançam.

  • A bolsa brasileira opera no patamar dos 114.000 pontos, com destaque para os ganhos das ações do Pão de Açúcar (PCAR3), sob efeito do anúncio de venda de lojas para o Assaí (ASSA3). Apesar da queda do minério de ferro na China, as ações da Vale (VALE3) também sobem, favorecendo o índice. O dólar pega carona no bom humor e nos leilões do Banco Central, seguindo também o movimento de outras moedas emergentes.

Pela manhã, o IBC-Br do Banco Central mostrou que a atividade econômica brasileira caiu 0,15% em agosto na comparação mensal. Nos Estados Unidos, as ações avançam após um aumento surpreendente nas vendas no varejo em setembro e sólidos resultados corporativos, que reforçaram a confiança na recuperação econômica. Também ajuda no bom humor a notícia de que os Estados Unidos abrirão suas fronteiras para viajantes estrangeiros vacinados em 8 de novembro, conforme informou um funcionário da Casa Branca.

Mercado agora

  • Câmbio: Perto das 14h30, o dólar operava em baixa de 1,21% a R$ 5,44
  • Bolsa: O Ibovespa subia 1,06%, a 114.390 pontos
    • Lideram as altas percentuais GPA (PCAR3), Americanas SA (AMER3) e Bradesco (BBDC3). As ações do Assaí (ASAI3), Méliuz (CASH3) e PetroRio (PRIO3) são destaques negativos
  • Destaques da bolsa: O Grupo Pão de Açúcar (GPA) decidiu vender 71 lojas dos hipermercados Extra para a rede atacadista Assaí em uma transação estimada em R$ 5,2 bilhões. A transação marca o recuo estratégico do grupo varejista do segmento de hipermercados, negócio que perde receita há vários anos particularmente nas grandes cidades. O GPA e o Assaí são controlados pelo grupo varejista francês Casino.
  • Juros: O DI com vencimento para janeiro de 2023 sobe de 9,14% para 9,26%, o para janeiro de 2025 vai de 10,06% para 10,15%
  • Exterior: Em Nova York, o Dow Jones sobe 0,82%, o S&P 500 0,59%, e o Nasdaq 0,36%

-- Com informações de Bloomberg News

Igor Sodré

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.

PUBLICIDADE