PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Apple desenvolve tecnologia para ampliar uso do iPhone em carros

A iniciativa, chamada “IronHeart” internamente, ainda está no estágio inicial e exigiria a cooperação das montadoras, de acordo com pessoas a par do assunto

O IronHeart representaria a maior aposta da Apple em tecnologia automotiva desde o lançamento do CarPlay em 2014
Por Mark Gurman
07 de Outubro, 2021 | 12:45 pm
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — A Apple, cuja interface CarPlay é usada por milhões de motoristas para controlar música, obter direções e fazer ligações telefônicas, busca ampliar sua presença dentro dos carros.

PUBLICIDADE

A empresa trabalha em uma tecnologia que possibilite o acesso a funções como sistema de climatização, velocímetro, rádio e assentos, segundo pessoas com conhecimento do projeto. A iniciativa, chamada “IronHeart” internamente, ainda está no estágio inicial e exigiria a cooperação das montadoras.

O trabalho reforça a ideia de que o setor automotivo pode ser uma grande fonte de receita para a gigante da tecnologia, mesmo sem vender veículos. Embora os planos para a fabricação de um carro pela Apple tenham enfrentado contratempos, como a saída de executivos-chave este ano, a empresa continuou a fazer incursões com o CarPlay. A ferramenta permite que os clientes conectem seus iPhones a um veículo para operar os chamados recursos de infoentretenimento. Sete anos após seu lançamento, o CarPlay agora é oferecido pela maioria das principais montadoras.

PUBLICIDADE

O IronHeart levaria o CarPlay um passo adiante. O sistema baseado no iPhone pode acessar uma série de controles, sensores e configurações, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque o projeto é confidencial.

Um porta-voz da Apple não quis comentar sobre os planos para carros da empresa com sede em Cupertino, Califórnia.

Ao obter acesso a controles e instrumentos, a Apple pode transformar o CarPlay em uma interface que pode abranger quase todo o carro. Os dados também podem ser usados pela Apple ou terceiros para criar outros aplicativos ou adicionar recursos às funções existentes.

Alguns usuários da Apple se queixaram da necessidade de alternar entre o CarPlay e o sistema instalado do carro para operar os principais controles. Essa iniciativa simplificaria o processo.

O IronHeart representaria a maior aposta da Apple em tecnologia automotiva desde o lançamento do CarPlay em 2014, mas talvez não seja bem-recebida entre montadoras, que podem relutar em ceder o controle dos principais recursos à Apple. Embora o CarPlay esteja agora instalado em mais de 600 modelos de automóveis, outras iniciativas da Apple lançadas nos últimos anos têm demorado a serem aceitas entre montadoras.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Bloomberg Línea lança lista com os 500 mais influentes da América Latina

Aramco compete com Apple como empresa mais valiosa do mundo