PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cripto

Senadora americana pede à Yellen normas mais rígidas para criptomoedas

Pedido ocorre com temores diante de expansão da demanda pelas moedas digitais

Senadora americana Elizabeth Warren, do Partido Democrata, pede regulação para cripto
27 de Julho, 2021 | 07:26 pm
Tempo de leitura: <1 minuto

A senadora norte-americana Elizabeth Warren escreveu uma carta para a secretária do Tesouro, Janet Yellen, solicitando que a autoridade desenvolva “uma estratégia regulatória coordenada e coesa para mitigar os riscos crescentes que as criptomoedas”, segundo Warren, “representam para o sistema financeiro”.

PUBLICIDADE

Segundo o site The Block, a carta, datada de 26 de julho, recomenda que Yellen “aja com urgência e use sua autoridade estatutária para abordar os riscos das criptomoedas e garantir a segurança e estabilidade de nosso sistema financeiro”, tendo em vista sua posição de diretora do Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira (FSOC).

Em outro trecho, Warren dala que o Conselho deve atentar-se ao aumento da demanda por criptomoedas, avaliando se o movimento pode suscitar “preocupações além da proteção do investidor e do consumidor e se estendem a vulnerabilidades sistêmicas mais amplas que podem ameaçar a estabilidade financeira”.

O Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira surgiu em 2010, após o projeto de lei Dodd-Frank para regulação do sistema financeiro, criado no pós-crise de 2008. Também fazem parte da entidade o presidente do Federal Reserve, o Controlador da Moeda e os chefes da SEC e CFTC, entre outras agências.

Igor Sodré

Igor Sodré

Jornalista com formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com experiência na cobertura de cultura e economia, tendo como foco mercado financeiro e companhias. Passou pela Bloomberg News e TradersClub.