O que são os chips B300 da Nvidia e por que eles chamam a atenção internacional

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, foi o primeiro a solicitar uma cotação do hardware que oferece um aumento de 11 vezes no desempenho de inferência de IA

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, foi o primeiro a solicitar uma cotação do hardware que oferece um aumento de 11 vezes no desempenho de inferência de IA
04 de Julho, 2025 | 12:12 PM

Bloomberg Línea — El Salvador chamou a atenção do mundo da tecnologia na última semana ao se tornar o primeiro país a solicitar e receber uma cotação soberana para adquirir os novos chips Blackwell Ultra B300 da Nvidia.

Estes chips B300 estão entre os hardwares mais potentes que a Nvidia oferece atualmente para o desenvolvimento de IA. Anunciados em março, eles só chegarão aos data centers no final de 2025.

PUBLICIDADE

O Escritório Nacional do Bitcoin de El Salvador (ONBTC) informou em 27 de junho que recebeu uma cotação da Hydra Host, uma empresa de infraestrutura de IA de alto desempenho. Embora isso não implique uma compra imediata, garante a aquisição prioritária assim que a produção começar, prevista para depois de setembro.

A cotação foi finalizada após uma reunião com o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, e o CEO da Hydra Host, Aaron Ginn, no final de junho.

Leia também: Por que deveríamos ouvir o CEO da Nvidia ao olhar o avanço da tecnologia chinesa

PUBLICIDADE

“Estes não são quaisquer chips: são os processadores de IA mais avançados do planeta e estão indo diretamente para o Laboratório Nacional de Inteligência Artificial de El Salvador”, escreveu a ONTBC no X.

Por sua vez, no LinkedIn, Ginn afirmou que a aquisição dos chips faz parte de uma estratégia para expandir a capacidade computacional nacional e a independência estratégica da IA. Os usos discutidos incluem aplicações em educação, medicina e até mesmo congestionamento de trânsito.

Características dos chips Nvidia B300

A Nvidia relata que seus chips B300 são “uma solução de infraestrutura de IA desenvolvida especificamente para esse fim”. Além disso, detalhou que eles oferecem um aumento de 11 vezes no desempenho de inferência — ou seja, a capacidade de aplicar o que aprendeu durante o treinamento — e um aumento de quatro vezes no treinamento em comparação com seus antecessores B200.

PUBLICIDADE

Leia também: Ameaça? DeepSeek veio para democratizar o uso de agentes de IA, diz diretor da Nvidia

A empresa americana complementou sua tecnologia B300 com um design capaz de se adaptar perfeitamente a qualquer data center moderno.

“Com múltiplas opções de energia para escolher, o B300 foi projetado para ser o supercomputador de IA com maior eficiência energética, oferecendo eficiência energética e desempenho por watt incomparáveis”, especificou.

PUBLICIDADE

Leia também: Nvidia turbina aposta em infraestrutura de IA nos EUA com investimento de US$ 500 bi

Carlos Cuevas

Comunicador social, periodista y magíster en escrituras creativas con más de ocho años de experiencia profesional. Exreportero en El Tiempo, exeditor de fin de semana en Infobae Colombia y exeditor de breaking news en Revista Semana.