Vale planeja aprovar lista tríplice até final de setembro para escolha de novo CEO

Mineradora apresenta cronograma para o processo de substituição de Eduardo Bartolomeo, que atuará como advisor até 28 de fevereiro de 2025 depois de um período de transição

Signage at the Vale Copper Cliff Nickel Smelter in Sudbury, Ontario, Canada, on Wednesday, June 1, 2022. Nickel is the key ingredient in the stainless steel used in everyday appliances, but it's also critical for the transition away from fossil fuels, since it's used in the batteries automakers need to electrify the world’s car fleet.
01 de Maio, 2024 | 07:06 PM

Bloomberg Línea — A Vale (VALE3) vai contratar, até o próximo dia 30 de junho, uma consultoria de padrão internacional para a condução do processo de seleção do substituto de Eduardo Bartolomeo no cargo de CEO, segundo comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no final da tarde desta quarta-feira (1º).

A lista tríplice dos candidatos selecionados pela consultoria será submetida ao conselho de administração para uma aprovação prevista até o dia 30 de setembro.

A data da apresentação do nome escolhido está fixada até o dia 3 de dezembro (Vale Day), enquanto a posse foi marcada para o dia 1º de janeiro de 2025.

No último dia 8 de março, a Bloomberg News antecipou esse roteiro, bem como o destino de Bartolomeo na companhia, com base em informações fornecidas por fontes anônimas.

PUBLICIDADE

Leia mais: Vale tem queda de 10% do lucro no trimestre com preço menor do minério de ferro

O comunicado de quarta trouxe as datas limites para as principais ações do conselho de administração para a contratação da consultoria, aprovação da lista tríplice, do nome do escolhido, sua apresentação, formalização do contrato e posse do próximo CEO.

Segundo a mineradora, Bartolomeo deixará o cargo até o dia 31 de dezembro, quando se encerra seu contrato, mas haverá um processo de transição a ser concluído até 28 de fevereiro de 2025. Após esse período, ele atuará como advisor até o final de 2025, confirmou a companhia.

PUBLICIDADE

A política de sucessão da Vale prevê a contratação de empresa de consultoria internacional com experiência na seleção de executivos globais e a escolha entre três candidatos.

Leia mais: Vale: CEO fica no cargo até dezembro enquanto companhia busca sucessor

Bartolomeo, que comanda a Vale há cinco anos, declarou publicamente no início de dezembro seu desejo de permanecer como CEO após o término de seu mandato atual no próximo dia 26 de maio, acrescentou a Bloomberg News.

Em março, a sucessão na Vale ganhou destaque na mídia com reportagens noticiando suposta pressão do governo brasileiro para intervir no processo”, apesar de a mineradora ter sido privatizada em 1997, e a alegada tentativa de indicar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o cargo.

Leia também

Fed mantém taxa de juros pela 6ª vez e indica ‘falta de progresso’ na inflação nos EUA

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 25 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.