Vale: CEO fica no cargo até dezembro enquanto companhia busca sucessor

Eduardo Bartolomeo atuará como advisor da transição até o final de 2025; empresa especializada deve elaborar lista com indicações para o posto

Signage at the Vale Copper Cliff Nickel Smelter in Sudbury, Ontario, Canada, on Wednesday, June 1, 2022. Nickel is the key ingredient in the stainless steel used in everyday appliances, but it's also critical for the transition away from fossil fuels, since it's used in the batteries automakers need to electrify the world’s car fleet.
09 de Março, 2024 | 09:11 AM

Bloomberg Línea — O conselho de administração da Vale (VALE3) decidiu na noite desta sexta-feira (08) pela extensão do mandato do CEO Eduardo Bartolomeo até o final de 2024, bem como a abertura do processo de sucessão.

Segundo comunicado da mineradora, Bartolomeo apoiará a transição para a nova liderança e atuará como advisor da companhia até 31 de dezembro de 2025. A decisão foi antecipada pela Bloomberg News.

“Agradecemos imensamente o empenho e a dedicação do Eduardo nos últimos cinco anos e trabalharemos juntos até o final de seu mandato. Seguiremos conduzindo o processo sucessório de forma diligente e cumprindo com rigor as políticas internas da companhia”, afirmou em comunicado o presidente do conselho da Vale, Daniel Stieler.

A Vale irá contratar uma empresa especializada, com experiência internacional, para selecionar nomes que serão apresentados para o processo sucessório.

A decisão ocorre após semanas de discussões sobre a escolha do próximo líder da mineradora, em meio à crescente pressão do governo brasileiro para intervir no processo sucessório.

Juliana Estigarríbia

Jornalista brasileira, cobre negócios há mais de 12 anos, com experiência em tempo real, site, revista e jornal impresso. Tem passagens pelo Broadcast, da Agência Estado/Estadão, revista Exame e jornal DCI. Anteriormente, atuou em produção e reportagem de política por 7 anos para veículos de rádio e TV.