Petrobras cai mais de 1,5% e pressiona Ibovespa; reunião da Opep entra no radar

Membros da organização estão discutindo um terceiro aumento consecutivo na produção de petróleo em julho

Membros da OPEP+ estariam discutindo um terceiro aumento consecutivo na produção de petróleo em julho, segundo a Bloomberg News
22 de Maio, 2025 | 11:23 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) cai nesta quinta-feira (22), estendendo o movimento de baixa da véspera, quando caiu 1,6% após superar os 140.000 pontos. Nesta quinta-feira, o principal índice da B3 recua 0,13% por volta das 11h, aos 137.703 pontos.

Parte da pressão vem da queda dos papéis da Petrobras (PETR4), que têm peso na carteira teórica do Ibovespa. As ações da petroleira caem 1,51% acompanhando a baixa de 1,32% do petróleo no mercado internacional.

PUBLICIDADE

A commodity reage negativamente à notícia adiantada pela Bloomberg News de que os membros da OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados) estão discutindo um terceiro aumento consecutivo na produção de petróleo em julho.

O início da escalada na oferta coincidiu com a guerra comercial do presidente americano Donald Trump em abril e teve um forte impacto nos preços do petróleo.

O petróleo bruto negociado em Londres chegou a atingir uma mínima de quatro anos, perto de US$ 60 o barril.

PUBLICIDADE

Conforme a Casa Branca reduziu algumas de suas tarifas, os preços se recuperaram – mas analistas ainda estão pessimistas para o ano.

Na semana passada, a Agência Internacional de Energia projetou que o crescimento da demanda global por petróleo irá desacelerar no restante de 2025.

Leia também: JPMorgan manterá investimentos de longo prazo na China, apesar das tensões, diz Dimon

PUBLICIDADE

No cenário local, investidores aguardam a divulgação do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, que deve indicar as medidas do governo para cumprir a meta fiscal do ano.

A divulgação do relatório será seguida por entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

No exterior, os principais índices de ações americanos avançam em recuperação após a baixa da véspera. O S&P 500 sobe 0,29%, enquanto Nasdaq e Dow Jones registram altas de 0,90% e 0,10%, respectivamente.

PUBLICIDADE

- Com informações da Bloomberg News.

Leia também: No BV, a meta é acelerar os ganhos da estratégia de diversificação, diz novo CEO

Beatriz Quesada

Jornalista especializada na cobertura econômica. Formada pela USP, escreve sobre mercados, negócios e setor imobiliário. Tem passagens por Exame, Capital Aberto e BandNews FM.