Índice de referência do Japão, Topix supera pico da bolha de 1989 e bate recorde

Índice teve seu terceiro ganho anual consecutivo e encerrou a última sessão de 2025 com alta acumulada de 22% com valorização em ações ligadas a IA, ao setor financeiro e à demanda doméstica

Japan’s Nikkei Breaks Key 50,000 Level Ahead of Trump Meeting
Por Kentaro Tsutsumi
30 de Dezembro, 2025 | 09:23 AM

Bloomberg — O índice Topix, benchmark da Bolsa de Tóquio, fechou o ano de 2025 com um recorde de alta, superando até mesmo o pico de 36 anos atrás, alcançado durante a “bolha” da então segunda maior economia do mundo.

O índice encerrou a última sessão do ano em 3.408,97 pontos, acima dos 2.881,37 registrados no final de 1989. Ele ganhou 22% em valor em 2025, marcando um terceiro aumento anual consecutivo.

PUBLICIDADE
Topix bate recorde no fechamento do ano e ultrapassa a marca registrada em 1989

O Topix despencou em abril com o impacto das tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, antes de atingir um recorde em julho, em meio à diminuição das preocupações com a guerra comercial e à relativa subvalorização das ações japonesas em comparação com as ações dos EUA e da Europa.

Leia também: Japão prevê alcançar o primeiro superávit fiscal primário em 28 anos

Depois disso, continuou a atingir novas máximas, impulsionado pelas expectativas de melhoria dos lucros corporativos, pelo governo da primeira-ministra Sanae Takaichi, iniciado em outubro, e por um excesso de dinheiro global.

PUBLICIDADE

A nova alta de fim de ano demonstra “a base cada vez mais ampla de compra de ações japonesas”, disse Hideyuki Ishiguro, estrategista-chefe da Nomura Asset Management.

“A tendência de correção da subvalorização está se intensificando à medida que a economia, as empresas e a política mudam”, levando a altas que vão além das ações relacionadas à IA, incluindo ações financeiras como bancos, bem como ações de demanda doméstica, como construção e imóveis, acrescentou.

Leia também: Nova premiê do Japão gera expectativa de gastos públicos e impulsiona mercado

PUBLICIDADE

O interesse de compra também se expandiu para ações de small caps, indicando uma ampliação do apelo do mercado.

Os segmentos subiram 27% e 26%, respectivamente, neste ano, superando o ganho de 21% das ações de large-caps pela primeira vez desde 2022.

O índice Nikkei 225 Stock Average, de primeira linha, fechou em 50.339,48, marcando um recorde de fim de ano pelo segundo ano consecutivo.

PUBLICIDADE

As contribuições de algumas ações de large-caps foram significativas, levando o aumento anual a 26%, superando o Topix pelo terceiro ano consecutivo.

A corrida global pela IA tem sido um vento a favor, especialmente para o Nikkei, mas recentemente a resiliência do Topix tem sido mais perceptível.

É provável que o Topix supere o Nikkei em 2026, já que “a revisão planejada do Código de Governança Corporativa incentivará as empresas a utilizar o caixa, melhorando ainda mais os índices preço/valor contábil, o que levará à compra de uma ampla gama de ações”, disse Ishiguro.

Veja mais em bloomberg.com