Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em queda no último pregão da semana de Carnaval. O principal índice da B3 recuava 0,38% por volta das 11h, aos 122.886 pontos.
Já o dólar tem mais uma sessão de estabilidade após a forte queda de 2,71% na quarta-feira (5). A moeda americana recua 0,01% contra o real, cotada a R$ 5,76.
O dia é de agenda cheia no cenário macroeconômico. Mais cedo, o IBGE divulgou o PIB do Brasil no quarto trimestre. Houve um avanço de 0,2% da economia brasileira no período, abaixo dos 0,4% esperados pelo consenso Bloomberg.
No acumulado de 2024, o avanço foi de 3,4% frente a um ano antes – abaixo dos 4% esperados pelo mercado.
O PIB mais fraco levou a uma queda dos juros futuro que, no entanto, não se refletiu na renda variável e no câmbio.
Investidores avaliam ainda as medidas anunciadas na quinta-feira (6) à noite pelo governo federal para conter a inflação dos preços dos alimentos.
As medidas incluem zerar o imposto de importação sobre a cesta básica do brasileiro, incluindo produtos como carne, café, açúcar, azeite e milho.
Nos Estados Unidos, o mercado analisa os dados de geração de empregos não-agrícolas (payroll), um dos mais observados pelo Fed (Federal Reserve, banco central americano).
O payroll mostrou a criação de 151.000 empregos em fevereiro, abaixo dos 160.000 esperados pelo consenso Bloomberg.
Após as divulgações, os principais índices futuros americanos entraram em terreno positivo. O Dow Jones futuro fica perto da estabilidade, em leve alta 0,01%. Já S&P500 e Nasdaq futuros têm altas de 0,18% e 0,32%.
- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
PIB do Brasil cresce 0,2% no quarto trimestre de 2024, abaixo do esperado
Da liderança aos ativos: como a Prio se tornou a melhor aposta de Nelson Tanure
Raiar quer popularizar o ovo orgânico. 2 milhões de galinhas são só o começo, diz CEO