Ibovespa cai em dia de prévia do PIB e com risco fiscal no radar de investidor

IBC-Br, divulgado mais cedo pelo Banco Central, mostrou economia praticamente estagnada em abril, um resultado abaixo do esperado pelo mercado

Sede da B3
14 de Junho, 2024 | 10:26 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) caia nesta sexta-feira (14), com os investidores ainda preocupados com a deterioração do cenário fiscal do Brasil. Mais cedo, o Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), conhecido como prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Às 15h44, no horário de Brasília, o principal índice dos mercados brasileiros tinha queda de 0,04%, aos 119.522 pontos.

O dólar, no mesmo horário, subia 0,30%, a R$ 5,38.

O IBC-Br, divulgado mais cedo, mostrou uma economia praticamente estagnada, com avanço de 0,01% em abril, abaixo do esperado pelo mercado, ainda que em leve recuperação da queda de 0,34% em março.

PUBLICIDADE

Leia também: JPMorgan mantém recomendação de bolsa no Brasil mesmo sem corte de juro adicional

Em meio à pressão sobre os ativos domésticos, o governo federal continua a emitir sinais que vão em direções opostas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o mercado financeiro deveria estar exigindo que o Banco Central baixasse os juros, em comentários antes de embarcar para a Itália para o encontro do G&, segundo o UOL. Lula falou que não governa preocupado com o mercado, mas, sim, com a população.

Já a equipe econômica tenta indicar uma agenda de revisão das despesas, o que poderia incluir a previdência dos militares, segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet, em entrevista ao Globo.

Segundo a ministra, “tudo está na mesa”, exceto a política de valorização do salário mínimo e a sua desvinculação do pagamento de aposentadorias.

Limitar a correção de pisos da Saúde e da Educação enfrenta resistências no governo e no PT, de acordo com a Folha de S. Paulo. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, se reúne hoje com os presidentes dos maiores bancos do país.

-- Com informações da Bloomberg News.

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.