Cinco coisas que você precisa saber para começar esta terça-feira, 9 de abril

Investidores monitoram nesta terça-feira (9) situação da Petrobras, próximos passos do Federal Reserve e relatório Focus

Barraca de feira no Rio de Janeiro: mercado elevou apostas de PIB e IPCA em 2024
09 de Abril, 2024 | 08:46 AM

Bloomberg Línea — Em dia mais esvaziado de índices econômicos, os investidores continuam a monitorar nesta terça-feira (9) a situação da Petrobras (PETR3; PETR4).

Os traders também estão à espera de dados de inflação que serão divulgados na quarta-feira (10), nos Estados Unidos.

A expectativa é de que o CPI mostre algum alívio nas pressões inflacionárias. No entanto, o núcleo do índice, que exclui os custos de alimentos e energia, estaria 3,7% mais alto do que há um ano, acima da meta de 2% do Fed.

Na agenda do dia, destaque para o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) nesta manhã.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (9):

1. Relatório Focus

O relatório Focus, do BC, mostrou nesta terça revisões para cima nas estimativas para o PIB e para o IPCA.

Os economistas consultados pela autoridade monetária veem agora um crescimento de 1,90% da economia brasileira este ano, ante 1,89% no levantamento anterior.

PUBLICIDADE

Já para a inflação, as expectativas apontam para alta de 3,76% do IPCA em 2024, ante projeção anterior de 3,75%.

Destaque ainda para a estimativa do IPCA em 2025, que subiu de 3,51% para 3,53%.

2. Cortes de juros nos EUA

James Bullard, ex-presidente do Federal Reserve de St. Louis, disse esperar três cortes de juros este ano, diante de uma inflação que se aproxima da meta, enquanto a economia permanece robusta.

“O melhor palpite no momento ainda é de três cortes”, disse Bullard, o ex-chefe de regional do Fed que ficou mais tempo no cargo e atual reitor da faculdade de negócios da Purdue University, em entrevista à Bloomberg TV. “Esse é o cenário-base.”

A perspectiva de Bullard contrasta com as expectativas crescentes do mercado de que o BC americano cortará menos do que as três reduções projetadas em seu chamado gráfico de pontos. Os swaps de juros agora sinalizam que duas reduções são mais prováveis, após dados fortes do mercado de trabalho na sexta-feira (5).

3. Mercados

As ações recuam na Europa nesta terça, seguindo uma sessão asiática de movimento limitado enquanto investidores aguardam os dados-chave de inflação dos EUA previstos para amanhã (10).

As ações tiveram desempenho misto na Ásia, com ganhos na Austrália, Hong Kong e Japão, onde um iene mais fraco, favorável às exportações, apoiou o sentimento. Os índices na Coreia do Sul e na China continental recuaram.

PUBLICIDADE

Entre as commodities, o petróleo era negociado perto de uma máxima de cinco meses, enquanto investidores avaliam as tensões no Oriente Médio e preocupações persistentes com o fornecimento.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Empresas de ônibus acusadas de envolvimento com o PCC são alvo de operação; Justiça bloqueia R$ 684 mi

Folha de S. Paulo: Ataque de Musk a Moraes gera reação do STF, e Pacheco cobra regulação das redes

O Globo: Embate entre Moraes e Musk pode acelerar julgamento sobre responsabilidade das redes

PUBLICIDADE

Valor Econômico: Indefinição nos EUA adia reabertura de IPOs no Brasil

5. Agenda

Estados Unidos:

  • 13h: Perspectiva Energética de Curto Prazo da EIA
  • 14h: Leilão Americano de Notas a 3 anos
  • 17h30: Estoques de Petróleo Bruto Semanal API

-- Com informações da Bloomberg News

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.