Cinco coisas que você precisa saber para começar esta terça-feira, 20 de maio

Novos ativos no radar da Aegea; Brasil aguarda resultados de focos suspeitos de gripe aviária e muito mais

Alguns estrategistas de Wall Street apostam que as ações europeias terão o melhor desempenho relativo às dos EUA
20 de Maio, 2025 | 09:38 AM

Os futuros dos EUA operavam em queda nesta manhã de terça-feira (20), à medida que investidores apostam que as ações americanas ficarão atrás do restante do mundo.

“Recomendamos a diversificação para o mercado europeu, e estamos neutros em relação aos EUA”, disse Elise Badoy, chefe de pesquisa de ações do Citigroup à Bloomberg TV.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (20 de maio):

1. Novos ativos no radar da Aegea

Após conquistar projetos para atender 38 milhões de brasileiros em quase 900 municípios, a Aegea ainda tem fôlego para disputar novos ativos, incluindo blocos importantes em São Paulo e Minas Gerais, além de Rondônia, Pernambuco e Rio Grande do Sul, disse à Bloomberg Línea o CEO da companhia, Radamés Casseb.

Segundo o executivo, um “ecossistema” cresce em torno da companhia em busca de parcerias para garantir que os leilões do setor não fiquem sem a competição adequada.

PUBLICIDADE

Leia também: De São Paulo ao Rio Grande do Sul: os novos leilões no radar da Aegea, segundo o CEO

“A Aegea está interessada em projetos em que poderá fazer a diferença, seja com seus sócios, que têm capital disponível, ou por meio de esforço associativo, quando houver necessidade”, disse o executivo.

2. Gripe aviária: país investiga focos suspeitos em Santa Catarina e Tocantins

O Brasil ainda está analisando novos focos suspeitos de gripe aviária em granjas comerciais de aves, aumentando as preocupações de que o vírus possa estar se espalhando no maior exportador de frangos do mundo.

PUBLICIDADE

Os focos suspeitos estão no sul do estado de Santa Catarina e no norte do estado de Tocantins, disse o Ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Favaro, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

Se confirmados, esses focos se somariam a uma primeira ocorrência detectada em um lote comercial no Rio Grande do Sul na semana passada.

A detecção do vírus já levou a uma suspensão total das exportações para 17 países, incluindo os principais compradores, como a China e a União Europeia. Até o momento, o Brasil tem se mantido praticamente isolado da gripe aviária, que causou a morte de dezenas de milhões de aves em todo o mundo.

PUBLICIDADE

3. Mercados

Os índices acionários da Europa e da Ásia avançavam nesta manhã de terça-feira (20). O dólar seguiu em queda, recuando 0,2%. Ouro e Bitcoin também caíram. Os Treasuries registraram ganhos em toda a curva após uma sessão volátil na segunda-feira, com o rendimento dos papéis de 10 anos caindo 1 ponto-base, para 4,44%.

Alguns estrategistas de Wall Street apostam que as ações europeias terão o melhor desempenho relativo às dos EUA em pelo menos duas décadas, à medida que as perspectivas econômicas da região melhoram.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Supremo inicia julgamento da denúncia contra terceiro núcleo da tentativa de golpe de Estado

Folha de São Paulo: Disputa bilionária mobiliza parentes de ministros do STF que atuam em defesas

Valor Econômico: Cresce o número de litígios que envolvem companhias de capital aberto no Brasil

O Globo: STF analisa denúncia contra militares suspeitos de planejar sequestro de Moraes

5. Agenda

Brasil

  • 08:00: IGP-M (2a Prévia) (MoM %)

EUA

  • 10:00: Discurso de R. Bostic (Fed Atlanta)
  • 14:00: Discurso de A. Musalem (Fed St. Louis)
  • 20:00: Discurso de M. Daly (Fed S. Francisco)

-- Com informações da Bloomberg News.