Bloomberg Línea — Os investidores nesta quarta-feira (19) aguardam a ata da reunião do Federal Reserve sobre taxas de juros, e em busca de pistas sobre o possível impacto do aumento das tarifas de Trump na inflação e nos juros.
Trump disse na segunda-feira (18) que irá estabelecer possíveis tarifas de cerca de 25% sobre as importações de automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos, com um anúncio previsto para o dia 2 de abril.
Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (19):
1. Bolsonaro é denunciado pela PGR por tentativa de golpe
O principal promotor do Brasil apresentou acusações federais contra Jair Bolsonaro, alegando que o ex-presidente articulou e liderou uma tentativa de golpe após sua derrota nas eleições de 2022.
Outras 33 pessoas também foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), incluindo o ex-ministro da Defesa e da Casa Civil Walter Braga Netto, que foi candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022; Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); e Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, entre outros.
O procurador-geral Paulo Gonet acusou formalmente Bolsonaro nesta terça-feira (18), com recomendações das autoridades federais que investigam a tentativa de insurreição de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.
2. Azevedo & Travassos planeja crescer em óleo & gás
Nascida do spinoff de uma centenária empresa do ramo de construção civil, a Azevedo & Travassos Energia começa a acelerar a expansão no mercado de óleo & gás.
Com uma produção ainda reduzida em campos terrestres (onshore), a companhia planeja expandir as operações por meio de aquisições (M&A) e até da exploração de novos campos, negócio que historicamente se restringiu às grandes petroleiras.
Leia também: Da produção à exploração: como a Azevedo & Travassos planeja crescer em óleo & gás
Na última sexta-feira (14), a companhia de óleo & gás concluiu a sua listagem na B3 como parte do novo momento.
“Estar entre as maiores operadoras independentes do país é uma meta”, afirmou o CEO da Azevedo & Travassos Energia, Ivan Carvalho, à Bloomberg Línea.
3. Mercados
Os futuros dos EUA operam perto da estabilidade nesta quarta-feira (19). O dólar operava com pouca variação em relação às principais moedas, enquanto os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos também permaneciam estáveis.
O rali das ações europeias fez uma pausa na quarta-feira em meio a balanços mistos e após as últimas ameaças tarifárias do presidente Donald Trump aumentarem as preocupações sobre uma ampliação da guerra comercial.
Na Europa, o índice Stoxx 600 oscilou na abertura após uma alta de cerca de 10% até agora neste ano. A Glencore recuou após ter reportado uma queda no lucro, enquanto o HSBC apresentou resultados melhores do que o esperado.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Bolsonaro pode pegar mais de 43 anos de prisão por plano golpista após derrota nas eleições de 2022
Folha de São Paulo: STF prevê julgar Bolsonaro neste ano para evitar calendário eleitoral de 2026
Valor Econômico: Bolsonaro é denunciado por tentativa de golpe
O Globo: Reunião na casa de Braga Netto discutiu ações para ‘gerar caos social’, afirmou Mauro Cid
5. Agenda
Brasil
- 08:00: IPC (2a Quadrissemana) (MoM %)
EUA
- 15:00: Leilão de Títulos de 20 anos
- 16:00: Ata do FOMC
-- Com informações da Bloomberg News.