Ativos na Europa estendem perdas e futuros nos EUA também caem antes de CPI e Fed

Investidores na Europa ainda repercutem as incertezas políticas e econômicas depois dos resultados das eleições para o Parlamento no domingo; no Brasil, sai hoje o IPCA de maio

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
11 de Junho, 2024 | 07:11 AM

Bloomberg Línea — Os ativos europeus estenderam as perdas nesta manhã de terça-feira (11), à medida que as preocupações com a turbulência política na França persistem. Os títulos do Tesouro dos EUA ganharam força antes dos dados de inflação e da decisão sobre a taxa de juros do Federal Reserve - ambos na quarta-feira (12).

O euro caiu ligeiramente nesta terça, após atingir o nível mais fraco em um mês no dia anterior. O índice de ações de referência se enfraqueceu pelo terceiro dia seguido, enquanto os títulos franceses de 10 anos negociaram com o maior rendimento em comparação com a dívida alemã equivalente desde outubro.

Os mercados regionais estão sendo afetados pelas repercussões das eleições para o Parlamento Europeu e com a decisão do presidente francês Emmanuel Macron de convocar uma votação legislativa para tentar conter o avanço de seus rivais de extrema-direita.

A eleição, marcada para o fim deste mês, corre o risco de se tornar o confronto final sobre as políticas econômicas características de Macron, com reequilíbrio das finanças públicas, que em grande parte tranquilizaram os investidores desde que ele assumiu o cargo em 2017.

PUBLICIDADE

No Brasil, as atenções estão voltadas para a divulgação do IPCA de maio pelo IBGE às 9h.

Investidores também se preparam para a probabilidade de outra sessão volátil na quarta, com a divulgação dos últimos dados mensais sobre os preços ao consumidor (o CPI) nos EUA e a decisão do Fed.

Os futuros das ações dos EUA caíam nesta manhã depois que tanto o S&P 500 quanto o Nasdaq 100 prolongaram seus recordes na sessão que abriu a semana na segunda-feira. O rendimento de referência do título do Tesouro americano de 10 anos caiu cerca de 4 pontos base.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Veja os indicadores dos mercados globais nesta manhã de terça-feira, 11 de junho de 2024dfd
🔘 As bolsas ontem (10/06): Dow Jones Industrials (+0,18%), S&P 500 (+0,26%), Nasdaq (+0,55%), Stoxx 600 (-0,26%), Ibovespa (+0,05%)