Princesa Kate Middleton diz que está em tratamento de câncer e pede privacidade

Catherine, esposa do herdeiro ao trono britânico, o Príncipe William, disse na sexta-feira (22) que sua cirurgia abdominal programada em janeiro revelou a presença de câncer

Catherine, Princess of Wales Photographer: Chris Jackson/Getty Images
Por Kitty Donaldson - Isabella Ward
22 de Março, 2024 | 03:34 PM

Bloomberg — Kate Middleton, a Princesa de Gales, está sendo tratada para câncer, segundo disse em um comunicado em vídeo nesta sexta-feira (22).

O anúncio lança luz sobre uma crise na realeza britânica que tem sido objeto de intensa especulação midiática no Reino Unido.

Catherine, esposa do herdeiro do trono britânico, o Príncipe William, disse no vídeo que sua cirurgia abdominal programada pela qual passou em janeiro revelou a presença de câncer. Desde então, ela vem passando por quimioterapia, que descreveu como “preventiva”.

“Estou agora nas primeiras etapas desse tratamento”, disse a Princesa Catherine. “Isso, é claro, foi um choque enorme, e William e eu fizemos tudo o que podemos para processar e gerenciar isso de forma privada pelo bem de nossa jovem família.”

PUBLICIDADE

É o mais recente revés de saúde para a família real britânica, cuja longevidade foi simbolizada pelos 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth.

O anúncio vem seis semanas após a família real divulgar que o Rei Charles III também estava recebendo tratamento para um câncer não especificado, 18 meses desde a morte da rainha.

O Palácio de Kensington anunciou pela primeira vez em 17 de janeiro que a Princesa havia sido admitida no hospital para uma “cirurgia abdominal planejada” e não voltaria às suas funções públicas até “depois da Páscoa”, que será observada em 31 de março deste ano. Na época, a BBC relatou que sua condição “não estava relacionada ao câncer”.

PUBLICIDADE

A especulação nas redes sociais sobre a saúde da princesa foi amplificada depois que o Príncipe William não compareceu a um serviço memorial em 27 de fevereiro para seu padrinho, o Rei Constantino da Grécia. Ele deveria fazer uma leitura, mas retirou-se menos de uma hora antes do evento.

Posteriormente, o palácio divulgou uma foto de Catherine e seus três filhos no Dia das Mães, acompanhada de uma mensagem escrita da princesa. A foto foi posteriormente retirada por cinco agências de fotos internacionais por preocupações de que tivesse sido “manipulada”. A Princesa mais tarde pediu desculpas pela “confusão”, indicando que havia editado a foto.

Na sexta-feira, ela pediu “tempo, espaço e privacidade” enquanto passa por tratamento.

“Levei tempo para me recuperar de uma cirurgia importante para começar meu tratamento”, disse Catherine. “Mas, mais importante, levou-nos tempo para explicar tudo para George, Charlotte e Louis [seus filhos] de maneira apropriada para eles e para tranquilizá-los de que eu vou ficar bem.”

-- Com a colaboração de Ailbhe Rea.

Leia também

Especulações sobre Kate Middleton podem ensinar sobre a relação entre marcas e público