Crescimento do mercado de pets impulsiona ação de fabricante de areia para gatos

Papéis da Oil-Dri, mineradora de argila usada nos produtos para pets, dobraram de valor em 2023 e atingiram o pico em março deste ano; nos EUA, número de cães e gatos já é o dobro do que crianças menores de 18 anos

"Cat Lady" Turns California Home Into No-Cage Cat Sanctuary
Por Leslie Patton e Michael Hirtzer
09 de Abril, 2024 | 02:03 PM

Bloomberg — Os americanos estão tendo menos filhos, mas adotando mais animais de estimação, impulsionando os ganhos de uma ação pouco conhecida.

A Oil-Dri (ODC), uma mineradora de argila usada em diversos tipos de produtos, desde areia para gatos até a produção de óleos de cozinha refinados, viu as ações dobrarem no ano passado e atingirem um recorde em março.

A empresa sediada em Chicago diz que as vendas de areia para gatos aumentaram cerca de 3,5% a 4% ao ano, superando o ritmo de crescimento da população dos Estados Unidos.

Já existem mais do que o dobro de cães e gatos do que crianças menores de 18 anos, de acordo com dados do pesquisador IBISWorld e do Census Bureau dos EUA. Embora a inflação tenha corroído os orçamentos das famílias — e até mesmo levado a um aumento de animais de estimação em abrigos — os consumidores ainda estão comprando o produto, de acordo com a Oil-Dri, que fabrica as areias para gatos Cat’s Pride e Jonny Cat, e fornece várias marcas privadas.

PUBLICIDADE
Oil-Dri Shares Have More Than Tripled Since 2022 | Clay miner benefits from surge in cat litter demanddfd

“As pessoas não estão se livrando de seus gatos, mas talvez comprem uma areia mais barata”, disse o presidente e CEO da Oil-Dri, Dan Jaffee, em entrevista no escritório da Bloomberg em Chicago. “Adivinhe? Nós fazemos produtos para várias marcas, então a mudança para uma marca mais barata não é tão ruim para nós.”

As vendas de areia para gatos em lojas de varejo dos EUA saltaram quase 10% no ano encerrado em 23 de março, para cerca de US$ 2,9 bilhões, segundo dados da NIQ, anteriormente conhecida como Nielsen. O aumento foi impulsionado tanto por aumentos de preços quanto por volumes mais altos.

A quantidade de pessoas que têm animais de estimação aumentou constantemente desde meados da década de 1990, com a pandemia de covid-19 estimulando mais adoções. Atualmente, existem cerca de 192,3 milhões de gatos e cães nos EUA, 5,8% a mais do que em 2019, e mais do que o dobro dos 73,5 milhões de crianças menores de 18 anos.

As pessoas agora têm mais animais de estimação do que filhos, em parte porque “é mais fácil para o seu estilo de vida”, disse Jaffee, acrescentando que alguns americanos estão tratando seus animais como seus filhos.

More Americans Spend Time Caring For Pets | Percent of US population 15 and older engaged in activitiesdfd

A Oil-Dri usa argila de bentonita de cálcio para fazer suas areias — um material que ela minera e fabrica em instalações em todo os EUA. Em seu relatório de resultados mais recente, a empresa disse que a areia para gatos ajudou a impulsionar suas vendas líquidas em 4% em relação ao ano anterior.

A empresa, que tem um valor de mercado de cerca de US$ 500 milhões, teve um ganho de 74% no último ano, enquanto o índice Russell 2000 subiu 18% no mesmo período.

Veja mais em Bloomberg.com