Lobby do agro busca elevar influência sobre o Executivo caso Flávio vença a eleição

Segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto que falaram com a Bloomberg News, deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, é um dos nomes cotados para o Ministério da Agricultura

Colheita de soja
Por Ana Mano - Dayanne Sousa - Daniel Carvalho
PUBLICIDADE

Bloomberg — A bancada ruralista já era poderosa no Brasil. Se Flávio Bolsonaro (PL) vencer a eleição, exercerá ainda mais influência no país que é um dos maiores fornecedores de alimentos do mundo.

Embora pesquisas mostrem uma disputa mais apertada entre os candidatos à presidência nos últimos dias, o senador continua sendo o favorito para vencer o segundo turno das eleições no domingo, e prometeu deixar que a Frente Parlamentar da Agropecuária escolha o ministro da Agricultura.

PUBLICIDADE

A FPA, composta por legisladores dedicados à causa do setor agro, há muito se opõe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e muitas de suas políticas. Depois de obter ganhos significativos nas eleições para o Congresso, agora busca estender sua influência ao Poder Executivo.


⟶ Assine as newsletters da Bloomberg Línea e receba as notícias do dia em primeira mão no e-mail.


O deputado Pedro Lupion, presidente da FPA, é um dos nomes cotados para o cargo ministerial, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto, que falaram com a Bloomberg News e pediram para não serem identificadas por se tratar de uma questão privada.

PUBLICIDADE

“Se tivermos um presidente aliado, podemos fortalecer ainda mais o grupo”, disse Lupion na imprensa local depois que Flávio venceu a votação do primeiro turno, em 4 de outubro.

Leia também: Café se aproxima de excesso de oferta. Mas mercado questiona se os preços vão cair

Isso deverá dar ao grupo uma maior influência nas decisões governamentais, com os agricultores buscando soluções para o alto endividamento rural através de crédito subsidiado e redução das taxas de juros de dois dígitos, que, segundo eles, estão acabando com seus negócios.

PUBLICIDADE

A legislação ambiental também está na agenda, com congressistas apoiados pela indústria do agro sendo em grande parte a favor de afrouxamento das regulamentações em um país que é o maior fornecedor mundial de produtos como soja, açúcar, café e carne bovina.

“Este provavelmente será o Congresso mais favorável ao agronegócio do Brasil até hoje”, disse Bryan Harris, sócio da Sabio, uma empresa de inteligência política e corporativa focada na América Latina.

Ele estima que até 330 deputados se juntarão à bancada no próximo ano, um aumento em relação aos 299 atuais, e ajudarão a criar um ambiente político e regulatório favorável ao setor.

PUBLICIDADE

“Isso significa afrouxar as regras de licenciamento ambiental, enfraquecer os órgãos de fiscalização e congelar os direitos territoriais indígenas”, disse Harris.

Flávio, em campanha nesta segunda-feira (19), sinalizou uma mudança de política caso vença a presidência. “Vamos respeitar a propriedade privada. Você vai poder plantar, criar gado, vai fazer o que quiser na sua terra e o que você explorar da terra é seu. Esses entraves que existem ambientais por causa de razões ideológicas a gente vai acabar”, disse ele no estado do Pará, no norte da Amazônia, onde Lula sediou uma importante conferência climática das Nações Unidas no ano passado.

“Vamos eliminar as restrições ambientais que existem por razões ideológicas”, acrescentou Flávio.

Um projeto importante que o setor está defendendo é a criação de um fundo garantidor de crédito para o agronegócio, concebido para atender a uma ampla gama de agricultores.

Isso evitaria a necessidade de pressionar repetidamente por medidas temporárias de alívio da dívida, segundo Rodrigo Bressane, advogado especializado em agronegócio no Mato Grosso, um dos principais estados produtores agrícolas.

Nos meses que antecederam as eleições, a bancada ruralista tentou, sem sucesso, aprovar um projeto de lei para o endividamento dos agricultores após anos de condições climáticas adversas e baixos preços das commodities.

O setor agora espera que o novo Congresso aprove uma lei “para resolver o problema” de uma vez por todas, segundo Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil, associação do setor de soja.

Enquanto o governo de Lula editou uma medida provisória para responder às preocupações dos agricultores, os opositores disseram que os fundos oferecidos eram insuficientes, o prazo para solicitar o financiamento era muito curto e o número de bancos obrigados a participar era muito limitado.

O governo não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre suas políticas agrícolas.

Leia também: Disparada do diesel ameaça produção agrícola global e pressiona preço dos alimentos

A insatisfação entre os agricultores contribuiu para o desempenho decepcionante de Lula nas urnas, segundo Marco Antonio Faganello, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas.

Regiões que dependem fortemente do agronegócio para sua renda deram a Lula seus piores resultados no primeiro turno, aquém da performance obtida nessas regiões em 2022, constatou Faganello.

“Para o setor agrícola, o governo Lula foi uma catástrofe”, disse Buffon, cujo grupo representa 240 mil agricultores. Taxas de juros de até 15% não são sustentáveis ​​para nenhum negócio, afirmou, acrescentando que o governo anterior estava muito focado na expansão do Estado e não tinha consciência suficiente do impacto de suas políticas. “Eles não fizeram a lição de casa. Não enxugaram a máquina.”

Embora Flávio conte com o apoio da bancada ruralista caso vença as eleições, tensões podem surgir devido ao seu desejo de aproximar o Brasil economicamente dos Estados Unidos. O setor agroindustrial brasileiro tem priorizado relações estáveis ​​com a China, de longe o maior comprador das exportações agrícolas brasileiras.

Embora a indústria tenha criticado algumas das posições linha-dura contra Pequim adotadas pelo pai do senador, o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula é o principal alvo da ira dos ruralistas.

“As políticas de Lula para o setor estão desatualizadas e foram concebidas para manter os pequenos produtores de alimentos dependentes do Estado”, disse Teresa Cristina, uma das ruralistas mais influentes no Senado e ex-ministra da Agricultura durante o governo Jair Bolsonaro, em entrevista em agosto. “O governo não conseguiu conquistar o apoio do produtor.”

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Café colombiano vive fim da bonança de dois anos. No Brasil, previsão é de safra recorde

Consumo de carne bovina na Argentina atinge o nível mais baixo em 20 anos