Conteúdo Patrocinado

Gestão inteligente: como a tecnologia HP aprimora a experiência do funcionário?

As soluções da HP estão transformando o mundo dos negócios, antecipando problemas, melhorando o desempenho da equipe e reduzindo custos com um gerenciamento eficiente e proativo.

HP native ads
Oferecido por:
hp
30 de Abril, 2025 | 11:00 AMhá 5 horas
Tempo de leitura: 5 minutos

O mundo do trabalho na América Latina passou por uma transformação significativa. Antes da pandemia, trabalhar fora de um escritório parecia inviável, mas hoje o trabalho híbrido e remoto é uma realidade. De acordo com a IPSOS, 44% dos funcionários da região adotam essas modalidades. Ainda assim, muitas empresas enfrentam desafios tecnológicos que afetam a produtividade e aumentam os custos de TI.

Para que tudo funcione corretamente, é fundamental contar com infraestrutura, conectividade, cibersegurança e suporte técnico adequado. No entanto, muitas empresas ainda lutam para oferecer uma experiência digital ideal para seus funcionários. De acordo com um estudo da HP, 73% dos funcionários acreditam que não têm a tecnologia de que precisam para atingir o nível máximo de produtividade.

Essa situação se torna ainda mais complexa quando os funcionários não relatam os problemas às suas equipes. De acordo com a Deloitte, 47% não entram em contato com a TI quando têm problemas que afetam seu trabalho, e 24% dizem que enfrentam problemas constantes que o suporte técnico não consegue resolver (Forrester).

Os funcionários ficam 230% mais engajados em seu trabalho quando contam com o apoio da tecnologia.

Fonte: Qualtrics

UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO

Para colocar o bem-estar e a produtividade das pessoas no centro de sua estratégia de crescimento, a HP desenvolveu uma solução para otimizar a força de trabalho corporativa: a Plataforma Workforce Experience (WXP).

A WXP é uma plataforma autônoma que funciona com equipamentos de diferentes fabricantes, sem depender de um específico. Ela usa inteligência artificial e machine learning para coletar e analisar a telemetria em tempo real de diferentes sistemas operacionais, fornecendo dados importantes sobre desempenho, uso, integridade do dispositivo e muito mais.

A plataforma WXP é uma ferramenta abrangente para que os Chief Information Officers (CIO) gerenciem salas de computação, impressão, videoconferência e colaboração. Essas informações e análises acionáveis permitem que a WXP antecipe problemas para evitar interrupções, otimize o desempenho dos funcionários e reduza os custos de suporte com medidas preventivas.

“Vemos dados telemétricos em tempo real sobre a saúde e o desempenho da tecnologia e os padrões de uso e rotinas dos usuários”, explica Niall Johnston, CIO da HP. Vale ressaltar que a WXP possui APIs abertas, permitindo a conexão com diferentes help desks, facilitando o gerenciamento e a resolução de incidentes.

CASES DE SUCESSO

1. RENZO COSTA

A empresa peruana, Renzo Costa, líder no varejo de couro, tem se mantido na vanguarda graças à inovação constante por mais de 50 anos, impulsionada em grande parte por seu departamento de TI. Por esse motivo, ter sistemas confiáveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, é fundamental para sua operação. “As decisões são tomadas com dados e, se os sistemas caírem, tudo cai”, diz Christian Nole, gerente de TI da Renzo Costa.

Para otimizar o gerenciamento de TI, a Renzo Costa se aliou à HP e à 386 Smart. Com o HP Support Services, eles agora têm uma proteção que minimiza o impacto das falhas do sistema nas lojas ou nas operações on-line. Além disso, os processos de serviço e substituição de dispositivos que costumavam levar dias, gerando custos e perdas para a empresa, agora são simples e rápidos.

“Graças à análise preditiva, somos informados sobre o problema e se ele será resolvido rapidamente ou se um substituto será enviado para nós, de modo que não temos as interrupções típicas em nossas operações”, acrescenta Nole. O gerente calculou que somente a cobertura de seguro economizou 10% do orçamento de TI, enquanto o software antifurto aumentou a segurança. Além disso, a previsão de falhas permite que eles economizem até 30% nos custos operacionais.

2. UNVERSIDAD ANDRÉS BELLO (UNAB)

A maior universidade do Chile, com 48.000 alunos e oito campi, busca oferecer educação de classe mundial. No entanto, seu crescimento aumentou as demandas de tecnologia e o departamento de TI estava gastando menos tempo gerando valor e mais tempo mantendo dispositivos e gerenciando software.

A UNAB precisava proteger seus alunos e funcionários contra ameaças externas (malware e ransomware), além de controlar a segurança física e o acesso aos dispositivos em todas as unidades. Assim, a universidade explorou como solução o HP MDS – um sistema em que a HP usa inteligência artificial para detectar a tempo quando é necessário substituir baterias ou discos rígidos.

Além disso, com o HP MDS, a universidade protege seus dispositivos e reduz as vulnerabilidades usando os patches de sistema operacional mais recentes e implementando políticas de segurança. Essas ações reduziram o volume de chamadas e tíquetes de suporte técnico na universidade em 50%, melhorando a experiência dos alunos e da equipe da universidade.

3. RED SALUD

É uma rede de saúde privada no Chile que enfrentou desafios organizacionais e tecnológicos, especialmente na unificação de seus sistemas para atendimento abrangente. A HP tem sido um apoio fundamental nessa transformação, permitindo que eles se concentrem na saúde dos chilenos.

Graças ao monitoramento proativo com inteligência artificial, eles agora podem detectar falhas nos dispositivos antes que elas ocorram, melhorando a produtividade e a experiência dos pacientes e funcionários. “A HP tem sido e continuará sendo uma parceira estratégica e aliada em nosso caminho de transformação para garantir uma saúde melhor para os chilenos”, disse Daniel De la Maza, gerente corporativo de sistemas e tecnologia.

A Renzo Costa, a Universidade Andrés Bello e a RED SALUD são apenas alguns exemplos de histórias de sucesso na América Latina. Atualmente, há várias empresas e canais na região que usam o Proactive Insights, uma solução que otimiza o desempenho dos dispositivos por meio de análises preditivas. No entanto, em maio, os clientes que atualmente usam o Proactive Insights serão migrados para a WXP, uma plataforma mais robusta para gerenciar e monitorar ativos de tecnologia.

A HP Workforce Experience capacita líderes e funcionários de TI. O compromisso da marca é fornecer uma plataforma que equilibre tecnologia e bem-estar, melhorando a satisfação no local de trabalho. Isso mantém as equipes produtivas em qualquer lugar.

Observe que, ao assinar um serviço de gerenciamento de TI com a HP, você recebe automaticamente a WXP como parte da solução para monitorar e otimizar o uso de seus dispositivos. Se você quiser saber mais sobre a plataforma, acesse HP Brasil.

Se estiver interessado em que alguém da HP entre em contato com você para uma demonstração, deixe seus dados de contato neste link.

PUBLICIDADE