A reinvenção dos data centers com IA

Também no Breakfast: Bitcoin ganha preferência de argentinos como hedge da inflação | A visão de Alfredo Setubal sobre Alpargatas e até Nubank | Disputa dos SUVs elétricos de luxo se acirra com Audi

Tempo de leitura: 2 minutos

Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Os sistemas de inteligência artificial (IA) têm evoluído rapidamente e caminham para se tornar a fundação de uma nova revolução industrial, baseada em modelos digitais. Essa foi a visão compartilhada pelo CEO da Nvidia, Jensen Huang, no evento anual da companhia nesta semana em San Jose, na Califórnia.

O executivo defendeu que a inteligência artificial tem o poder não apenas de melhorar a eficiência do trabalho nas empresas como também irá se tornar um novo modelo de produção. Por trás dessa evolução estão os sistemas de inteligência artificial generativa, como os usados pelo ChatGPT, da OpenAI.

Na visão de Jensen, os data centers vão se tornar as fábricas do futuro. Isso porque os sistemas de IA vão permitir criar representações digitais idênticas de objetos, estruturas, edifícios, máquinas e grandes equipamentos do mundo físico.

PUBLICIDADE

“No futuro, os data centers vão ser vistos como uma fábrica de inteligência artificial. O objetivo de uma fábrica de inteligência artificial é gerar receitas, gerar inteligência”, afirmou Huang.

Leia mais: Data centers vão se tornar fábricas de inteligência artificial, diz CEO da Nvidia

Jensen Huang, cofundador e CEO da Nvidia, no evento anual GTC em San Jose, na Califórnia (Foto: David Paul Morris/Bloomberg)dfd

No radar dos mercados

As ações globais recuam nesta quarta-feira (20), enquanto os traders aguardam a decisão de política monetária nos Estados Unidos, à espera de sinalizações dos membros do Federal Reserve sobre uma perspectiva de cortes.

🇺🇸 Fed decide juros. Embora a expectativa seja de manutenção das taxas pelo BC americano, os investidores estarão analisando os comentários do presidente do Fed Jerome Powell, bem como o chamado gráfico de pontos, para avaliar quão rapidamente ele pode começar a cortar os juros.

🇧🇷 Dia de Copom. No Brasil, o Copom deve cortar a Selic pela sexta vez seguida, para 10,75%, segundo a expectativa unânime do mercado. Os analistas esperam que o BC adote uma sinalização mais cautelosa diante dos dados mais altos de atividade e pressão recente dos preços de serviços.

📈 Samsung em alta. A Samsung teve seu maior ganho em mais de seis meses depois que o jornal Nikkei Asia relatou que a Nvidia deverá comprar seus chips de memória de alta largura de banda (HBM), um marco para a maior empresa da Coreia.

Leia a matéria completa sobre o que está guiando os mercados hoje

Breakfast 20/3/24dfd
🔘 As bolsas ontem (19/03): Dow Jones Industrials (+0,83%), S&P 500 (+0,56%), Nasdaq Composite (+0,39%), Stoxx 600 (+0,26%), Ibovespa (+0,45%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Dólar? Na Argentina, bitcoin se torna novo hedge para inflação anual de 276%

Alpargatas, ‘patinho feio’ do portfólio da Itaúsa, já se recupera, diz Alfredo Setubal

Onda de M&As vai se intensificar nos próximos meses, prevê Vinland Capital

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Vale enfrenta processo de US$ 3,8 bi na Holanda por colapso de barragem em Mariana | Michael Dell vende US$ 465 mi em ações da companhia após alta recorde com IA

• Opinião Bloomberg: Volta da confiança com o mercado de luxo ignora riscos que remetem a 2023

• Para não ficar de fora: Audi aposta no Q6 E-Tron para enfrentar Mercedes, BMW e Tesla em SUVs de luxo

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil) e Mariana d’Ávila (Editora Assistente, Brasil)