BC da Suíça diz que fornecerá liquidez para Credit Suisse se necessário

Autoridade monetária do país europeu anuncia resgate potencial depois de queda de 24% das ações do banco privado, como reflexo do temor de investidores sobre sua saúde

O comunicado veio depois do agravamento da crise do Credit Suisse, em um dia em que as ações caíram 24%
15 de Março, 2023 | 04:56 PM

Bloomberg — O Swiss National Bank, o banco central do país europeu, anunciou ao mercado neste fim de dia da quarta-feira (15) que poderá socorrer o Credit Suisse (CS) com capital se necessário.

O comunicado veio depois do agravamento da crise da instituição, em um dia em que as ações caíram 24% e atingiram novo patamar mínimo histórico na esteira de declarações do principal acionista, o Saudi National Bank, de que não pretende fazer nova injeção de recursos.

“O Swiss National Bank (SNB) e a Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro Suíço (FINMA) afirmam que os problemas de certos bancos nos EUA não representam um risco direto de contágio para os mercados financeiros suíços”, afirmaram as autoridades no comunicado.

“Os rígidos requisitos de capital e liquidez aplicáveis às instituições financeiras suíças garantem sua estabilidade. O Credit Suisse atende aos requisitos de capital e liquidez impostos a bancos sistemicamente importantes. Se necessário, o SNB fornecerá liquidez ao CS.”

PUBLICIDADE

- Em atualização.

Leia também

Ação do Credit Suisse cai 24% e arrasta bolsas após acionista rejeitar aporte

PUBLICIDADE

Credit Suisse está em negociações para vender fatia na Verde, de Stuhlberger

CEO do Credit Suisse pede paciência: ‘reestruturação não leva só dois meses’