Yellen diz que foco é proteger depósitos de clientes, e não investidores do SVB

Secretária do Tesouro dos EUA deu entrevista à TV neste domingo e disse que autoridades trabalham para apresentar soluções antes da abertura dos mercados

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA: governo trabalhar para evitar contágio da quebra do SVB (Al Drago/Bloomberg)
Por Tony Czuczka - Victoria Cavaliere
12 de Março, 2023 | 01:30 PM

Bloomberg — A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que os reguladores estão trabalhando durante o fim de semana para resolver o colapso do Silicon Valley Bank, conhecido como SVB (SIVB), com foco particular nos depositantes, em vez de resgatar os investidores, embora ela tenha se recusado a fornecer detalhes sobre possíveis soluções.

Yellen renovou as garantias de que o sistema bancário dos EUA é seguro, bem capitalizado e resiliente em entrevista ao programa “Face the Nation” da CBS neste domingo (12). Ela disse que as autoridades estão “trabalhando para resolver essa situação em tempo hábil” quando perguntadas se as soluções seriam apresentadas antes da abertura dos mercados na Ásia na segunda-feira (13), noite de domingo no hemisfério Ocidental.

“Durante a crise financeira, houve investidores e proprietários de grandes bancos sistêmicos que foram socorridos”, disse ela. “E certamente não estamos olhando – e as reformas que foram implementadas significam que não faremos isso novamente. Mas estamos preocupados com os depositantes e estamos focados em tentar atender às suas necessidades.”

O Federal Deposit Insurance Corp. (FDIC) e o Federal Reserve estão avaliando a criação de um fundo que permitiria aos reguladores proteger mais depósitos em bancos que enfrentam problemas após o colapso do Silicon Valley Bank, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Reguladores discutiram o novo veículo especial em conversas com executivos bancários, disseram as pessoas.

PUBLICIDADE

“Eu simplesmente quero dizer que estamos muito cientes dos problemas que os depositantes terão”, disse Yellen. “Muitos deles são pequenas empresas que empregam pessoas em todo o país e, claro, essa é uma preocupação significativa, bem como trabalhar com os reguladores para tentar resolver essas preocupações.”

Os reguladores norte-americanos que supervisionam a divisão da controladora do banco, o SVB Financial Group, estão sob pressão para vender ativos, levando a ofertas de algumas empresas de investimento para fornecer financiamento a empresas com dinheiro preso no Silicon Valley Bank.

Questionado sobre se o FDIC poderia estar aberto a um “banco estrangeiro” como comprador, Yellen disse: “Tenho certeza de que eles estão considerando uma ampla gama de opções disponíveis que incluem aquisições”.

PUBLICIDADE

Embora o FDIC garanta depósitos de até US$ 250 mil, a grande maioria dos fundos mantidos no SVB excedeu em muito isso. A agência disse que disponibilizará 100% dos depósitos protegidos nesta segunda-feira.

A candidata presidencial republicana Nikki Haley disse no sábado (11) que os contribuintes dos EUA não deveriam socorrer o Banco do Vale do Silício. “Investidores privados podem comprar o banco e seus ativos”, disse Haley, ex-governadora da Carolina do Sul e embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, em comunicado.

A Casa Branca repetiu suas garantias sobre o sistema bancário dos EUA, com o Escritório de Administração e Orçamento Shalanda Young citando mudanças regulatórias implementadas após a crise financeira há mais de uma década.

“O que direi sobre o sistema bancário em geral é que ele é mais resiliente e tem uma base melhor do que antes da crise financeira [de 2008]”, disse Young no “State of the Union” da CNN.

“Os americanos podem ter confiança na segurança e solidez de nosso sistema bancário” e a economia dos EUA é “extremamente forte”, disse Yellen na CBS.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Algumas startups brasileiras tinham mais US$ 10 mi no SVB. O que acontece agora?

Colapso do SVB se espalha do Reino Unido ao Canadá e deixa startups sem caixa