Caged: Brasil criou 218 mil empregos com carteira assinada em julho

País teve saldo acumulado de 1,88 milhão de admissões e 1,66 milhão de desligamentos no período, mostraram dados do ministério do Trabalho e Previdência

Ministério do Trabalho divulga dados de criação de empregos em julho
29 de Agosto, 2022 | 10:08 AM

Bloomberg Línea — O Brasil teve um saldo positivo de 218 mil de vagas de emprego com carteira assinada criadas no mês de julho, mostraram dados do Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta segunda-feira (29), indicando uma desaceleração em relação a junho.

As cinco regiões brasileiras tiveram alta no número de vagas com carteira assinada, com destaque para a região Norte, com um aumento de 0,8% no mês. Sudeste foi a região com maior número absoluto de vagas novas, com 99.530.

Em junho, o número total de vagas criadas chegou a 277 mil vagas.

Os dados vem na esteira da melhora econômica no país nos últimos meses, com economistas inclusive revisando as previsões para a alta do Produto Interno Bruto para o final do ano, assim como uma desaceleração da inflação. Tanto na comparação anual, no entanto, como na mensal a criação de vagas de trabalho ainda caminha a passos mais lentos.

PUBLICIDADE

Nos sete primeiros meses do ano, foram criadas 1,5 milhão de vagas, contra 1,78 milhão no mesmo período de 2021.

Já o salário médio de admissão subiu: em julho, o novo contratado recebeu, em média, R$ 1.926,54, um aumento de 0,19% em relação ao mês anterior.

O setor que mais criou vagas de emprego no mês foi o de serviços, com um saldo positivo de 81.873 vagas. A indústria registrou um saldo positivo de 50.303 de vagas, enquanto o comércio teve 38.574 vagas abertas em julho.

PUBLICIDADE

Leia também

Além da Petrobras: as ações brasileiras que pagaram mais dividendos no 2º tri

Ana Siedschlag

Editora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em finanças e investimentos. Passou pelas redações da Forbes Brasil, Bloomberg Brasil e Investing.com.