Dia dos pais: vendas no e-commerce podem crescer até 40%

Estabelecimentos físicos também devem ter bom resultado neste dia dos pais, com aumento do ticket médio

Vendas digitais devem ter crescimento ante Dia dos Pais de 2021
13 de Agosto, 2022 | 12:33 PM

São Paulo — O Dia dos Pais de 2022, que acontece neste domingo (14), pode ser mais lucrativo em 2022 do que no ano passado. Segundo previsão da empresa de tecnologia Linx para o varejo, a data deve impulsionar o comércio digital entre 34,5% e 40% no número de pedidos, quando comparado com agosto de 2021.

De acordo com a Linx, o impacto para o setor digital como um todo, que registrou 13,9 milhões de pedidos na data no ano anterior, segundo a Neotrust, tem uma estimativa para chegar a 18,7 milhões em 2022.

PUBLICIDADE

A data deve ser mais um impulso à recuperação das varejistas, que esta semana tiveram um desempenho massivo no mercado de ações após resultados acima do esperado para o segundo trimestre.

As ações da dona das redes Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br dispararam 13,98% no pregão da B3 nesta sexta, com a reação de investidores indo às compras após a divulgação do balanço na noite da véspera. O ganho acumulado desde 4 de julho é de 74%, mas, por outro lado, o papel ainda está perto de 40% abaixo do nível do fim de 2021.

Concorrente da Via, o Magazine Luiza (MGLU3) também teve alta expressiva, de 17,76%, depois de reportar números igualmente bem avaliados pelo mercado. As ações acumulam ganho de 68% desde o dia 4 de julho, embora a queda neste ano ainda esteja na casa de 50%.

PUBLICIDADE

Não que não haja incertezas que ensejem uma dose de cautela, como a disputa presidencial em outubro e a desaceleração do crescimento da economia mundial, diante da alta dos juros e dos impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Mas gigantes do setor no Brasil começar a dar sinais de uma iminente reviravolta.

Segundo a Linx, os estabelecimentos físicos também devem ter um bom resultado neste dia dos pais. Além de terem aumentado o ticket médio nas últimas semanas, também tiveram 13% a mais no valor total trafegado, analisando também o período de 31 de julho a 8 de agosto frente a 25 de julho e 2 de agosto de 2021.

PUBLICIDADE

“Observando nossos próprios clientes, percebemos que independentemente do setor, os negócios que se propõem a acompanhar e aplicar as tendências que os brasileiros estão buscando, são aqueles que têm os melhores resultados”, diz Tiago Mello, CPO da Linx, em nota enviada à Bloomberg Línea.

Leia também:

Por que as ações das varejistas voltaram a subir? CEO da Via explica os motivos

PUBLICIDADE

Medida para pobres? Classe média é a que mais se beneficia de queda da gasolina

SoftBank relata perda recorde de US$ 23,4 bilhões e negocia venda de gestora

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.