Dólar cai mais de 1% e Ibovespa avança em sessão marcada pelo otimismo

O principal índice da Bolsa de São Paulo caminha para fechar o dia com ganho semanal de quase 5%

Los operadores trabajan en el parqué de la Bolsa de Nueva York.
12 de Agosto, 2022 | 02:07 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) tem alta firme na tarde desta sexta (12), e o dólar caminha na direção oposta, em um dia de maior apetite ao risco, com investidores avaliando se os sinais de arrefecimento da inflação permitirão que o Federal Reserve amenize sua política de aperto monetário. Além da cena externa, a temporada de balanços corporativos também é monitorada de perto.

O principal índice da Bolsa de São Paulo caminha para fechar o dia com ganho semanal de quase 5%.

Os traders reduziram as apostas de um aumento das taxas do Fed depois que um relatório divulgado na quinta-feira (11) mostrou que os preços ao produtor dos EUA caíram em julho em relação ao mês anterior pela primeira vez em mais de dois anos.

Os dados se somaram aos apresentados na quarta-feira (10), sobre aumentos mais lentos nos preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), aliviando os temores de uma recessão.

PUBLICIDADE

O sentimento do consumidor americano tocou a máxima de três meses no início de agosto devido às expectativas mais firmes sobre a economia e as finanças pessoais. As expectativas de inflação ficaram mistas, com os consumidores aumentando ligeiramente suas visões de preços de longo prazo, enquanto reduziam suas perspectivas de custos para o ano seguinte.

O petróleo caía nesta sexta-feira, mas ainda rumando para um ganho semanal, com os traders pesando as perspectivas de maior demanda neste inverno contra o potencial de oferta extra do Irã.

O S&P 500 está caminhando para a sua quarta semana consecutiva de ganhos, com o índice subindo, em média, 3% em dois meses após sequências semelhantes nos últimos três anos, de acordo com dados compilados pela Bloomberg News.

PUBLICIDADE

Para o estrategista-chefe global de investimentos do Deutsche Bank AG, Dirk Steffen, a recuperação pode ir mais longe à medida que as expectativas para a inflação diminuem.

Confira o desempenho dos mercados nesta sexta-feira (12):

  • Por volta das 14h00 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 1,71%, aos 111.592 pontos;
  • O dólar à vista caía 1,53%, a R$ 5,08;
  • Nos EUA, o Dow Jones subia 0,82%, o S&P 500, 1,03% e o Nasdaq, 1,29%

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também:

Agosto é mês-chave para mercado comprar Lula ou Bolsonaro, diz Volpon

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.