Mercados têm sessão volátil e dólar fecha em alta com perspectivas de juros

After Hours: Interpretação de que Banco Central deve terminar o ciclo de aperto monetário deu o tom dos mercados locais nesta terça

BL-Newsletter-After-Hours-Banner
09 de Agosto, 2022 | 05:33 PM

Bloomberg Línea — Após uma sessão de idas e vindas, o Ibovespa (IBOV) fechou a sessão desta terça-feira (9) no azul, com o impulso de Itaú (ITUB4), Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3) sustentando a alta do índice e descolando dos mercados nos Estados Unidos.

Com a sinalização de que o ciclo de aperto monetário possa ter acabado, o dólar mantinha a alta vista pela manhã e caminhava para fechar o pregão em torno dos R$ 5,13.

Investidores repercutiram a ata da última reunião do Copom que, segundo economistas, deixou transparente a estratégia de fim de ciclo de alta de juros, com a possibilidade de 0,25% na próxima reunião como remota.

O principal índice de inflação do país, também divulgado pela manhã, complementa o cenário. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou deflação de 0,68%, pressionado pela queda nos preços dos combustíveis, em especial da gasolina e do etanol.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, lá fora, os mercados recuam com temores de que a forte pressão inflacionária leve a economia a uma recessão. Somado a isso, as ações recuaram com a perspectiva pessimista de outra gigante fabricante de chips. Traders estão resistindo a fazer apostas arriscadas antes da leitura crucial da inflação de amanhã (10), que deve esfriar um pouco enquanto ainda permanece em níveis elevados.

Confira como fecharam os mercados nesta terça-feira (9):

-- Com informações de Bloomberg News

PUBLICIDADE

Leia também

CEO do Itaú: cenário inspira cautela diante de quadro externo e eleições

O que o presidente do Bradesco pensa sobre as fintechs e o Open Finance

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.