Mercados

Inflação nos EUA e PEC no Brasil: 5 eventos para o mercado na próxima semana

Outros dados ao redor do mundo, como PIB da China, também estão no radar, assim como números de varejo e serviços no Brasil

Banco Central retomará divulgação regular às segundas-feiras da pesquisa Focus, após fim da greve
Por Josue Leonel
10 de Julho, 2022 | 06:34 pm
Tempo de leitura: 3 minutos
Últimascotações

Bloomberg — Indicador de atividade do Banco Central e dados de varejo e serviços mostram pulso da economia na próxima semana, enquanto Câmara tenta concluir votação da PEC destinada a ampliar gastos sociais em ano eleitoral. Inflação nos Estados Unidos e falas de dirigentes dos bancos centrais balizam expectativas sobre os juros. PIB da China e balanços de bancos também podem gerar volatilidade. Veja destaques:

IBC-Br e varejo

Após o IPCA abaixo do previsto nesta sexta-feira, a próxima semana será dominada por dados de atividade. O BC divulgará o resultado de maio do IBC-Br, tido como proxy mensal do PIB, na próxima quinta-feira. O dado de abril, divulgado esta semana após o encerramento da greve do BC, mostrou queda inesperada no comparativo mensal, na contramão de outros números, que vinham encorajando o mercado a elevar as projeções para o crescimento no ano.

Um dia antes do IBC-Br, sai o dado de maio das vendas no varejo, que mostraram alta mensal de 0,9% em abril. No dia 12, será conhecido o indicador de serviços. O BC também retomará divulgação regular às segundas-feiras da pesquisa Focus, que reduziu nesta sexta o IPCA de 2022 para 7,96%, mas elevou a projeção de 2023 para 5,01% - acima do teto da meta.

Swaps cambiais

O BC ainda não anunciou o início da próxima rolagem de swaps cambiais. A rolagem anterior se encerrou na última terça-feira, dia 5 de julho. Os leilões haviam começado em 3 de junho, apenas um dia depois de o BC encerrar a renovação anterior, dos contratos com vencimento em julho.

PUBLICIDADE

O dólar ganhou força a partir de junho contra o real, que acumulava até sexta-feira perda mensal de mais de 7% em meio à volatilidade externa e receios de deterioração fiscal com o aumento dos gastos antes da eleição de outubro no Brasil. A moeda americana, porém, devolveu parte dos ganhos depois de superar os R$ 5,40 e atrair vendas.

CPI-EUA e PIB-China

Payroll mais forte que o previsto em junho amplia expectativas para os dados de inflação nos EUA na próxima semana. CPI sai na quarta-feira, com expectativa de aceleração, e o PPI no dia seguinte. Perspectivas sobre juros globais ainda devem ser influenciadas por falas de dirigentes como Christopher Waller e Raphael Bostic, do Fed, Andrew Bailey, do BoE, e Haruhiko Kuroda, do BoJ.

Preços das commodities podem ser afetadas pelo PIB da China, que sai no dia 14 e deve mostrar desaceleração do crescimento no 2º trimestre. Bolsas americanas devem reagir ainda a balanços de bancos como JPMorgan (JPM), Morgan Stanley (MS), Citigroup (C) e Wells Fargo (WFC). Mercado de petróleo monitora visita do presidente dos EUA, Joe Biden, ao Oriente Médio.

PEC na Câmara

Com quórum baixo e a fase de discussão já encerrada, presidente da Câmara, Arthur Lira, resolveu adiar a votação da PEC para a terça-feira, dia 12. Votação adiada, no entanto, torna mais difícil pagar o adicional do Auxílio Brasil ainda em julho, como queria o governo, diz o G1. O texto foi aprovado pela comissão especial com votação expressiva e sem alterações, mantendo o impacto fiscal de R$ 41,3 bilhões. Ainda assim, o adiamento foi decidido quando havia 427 deputados presentes, sendo que são necessários 308 votos para aprovar uma emenda constitucional. “Não vou arriscar”, disse Lira antes de encerrar a votação, segundo o site da casa. O temor da base governista era a tentativa da oposição de retirar o “estado de emergência” da proposta, diz o Globo.

PUBLICIDADE

Itaú e opções

O Itaú Unibanco (ITUB4) vai apresentar sua nova unidade de negócios no dia 14 de julho. O banco explica no convite que a nova área será responsável “pelo processo de transformação de ativos em representações digitais”.

No mesmo dia, a Camil (CAML3) informa os resultados equivalentes ao seu 1º trimestre de 2022. B3 realiza o vencimento de opções sobre Ibovespa (IBOV) em 13 de julho e o vencimento de opções sobre ações no dia 15.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Os 10 carros mais vendidos no Brasil no primeiro semestre de 2022

PUBLICIDADE