Espaçonave Capstone perde contato durante missão lunar, diz Nasa

O primeiro veículo privado destinado a orbitar a lua ‘atualmente não está em contato’ e sua equipe de apoio está tentando determinar a causa e restabelecer as comunicações

La superficie de Marte captada por el Perseverance Mars rover
Por Todd Shields
05 de Julho, 2022 | 04:17 PM

Bloomberg — Operadores perderam contato com a espaçonave Capstone, que foi lançada como parte dos esforços da Nasa para retornar à Lua, informou a agência espacial norte-americana.

A nave não tripulada, de propriedade e operada pela Advanced Space, foi lançada em 28 de junho da Nova Zelândia pela Rocket Lab USA. Após seis dias, a Capstone se separou de um a plataforma superior e iniciou uma jornada de quatro meses para a lua, disse a Nasa em uma postagem no blog de 4 de julho.

A espaçonave, o primeiro veículo privado destinado a orbitar a lua, “atualmente não está em contato” e sua equipe de apoio está tentando determinar a causa e restabelecer as comunicações, disse Sarah Frazier, porta-voz da Nasa, em entrevista.

O objetivo principal da Capstone é testar a órbita a ser usada pela Gateway - uma pequena estação espacial da Nasa que será uma área de preparação para viagens à superfície lunar. Incluirá portos de ancoragem para naves espaciais visitantes e um local para a tripulação viver e trabalhar.

PUBLICIDADE

A Gateway faz parte do Programa Artemis da Nasa, que planeja devolver os astronautas à superfície lunar já em 2025, renovando a exploração humana da lua e progredindo em direção à exploração de Marte.

Leia também

Por que a BTG Asset reduziu a aposta em Brasil e elevou no México

Funcionários do Banco Central encerram greve depois de três meses