Estes foram os 5 principais anúncios da Apple no primeiro dia da WWDC

Veja tudo que foi revelado no dia de abertura da conferência de desenvolvedores da Apple, que acontece até o dia 10

A Apple revelou uma nova versão do MacBook Air, trazendo novo design, novas cores e um processador M2 mais rápido de sua linha de chips
Por Bloomberg Línea
06 de Junho, 2022 | 08:56 PM

Bloomberg Línea — Nesta segunda-feira (6), a Apple (AAPL) anunciou a mudança mais significativa para o MacBook Air em mais de uma década, trazendo um novo design, novas cores e um processador M2 mais rápido. A big tech também anunciou novos recursos e atualizações do software, além de ferramentas de pagamentos. Veja tudo que foi relevado pela Apple neste primeiro dia da WWDC, a conferência de desenvolvedores da Apple, que vai acontece até o dia 10 de junho:

Novo Macbook Air

O novo MacBook Air é mais uma máquina adicionada ao lucrativo lineup de computadores da Apple, que viu sua receita saltar desde que parou de usar os chips da Intel em 2020. O MacBook Air perdeu o formato cônico da versão anterior e passou a ter um design que se parece com os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas lançados no final de 2021. O computador tem tela de 13,6 polegadas, maior do que as 13,3 polegadas do modelo anterior e uma câmera 1080p com o dobro da resolução do modelo anterior, igual ao MacBook Pro.

O processador M2 foi o maior salto geracional para os chips do Mac. O novo chip também está chegando ao MacBook Pro de 13 polegadas.

Embora a linha Mac gere apenas uma fração das vendas da Apple, os computadores têm tido um desempenho sólido nos últimos anos e foram responsáveis por quase 11% da receita no último ano fiscal, mais do que o iPad e os acessórios e outros produtos domésticos da Apple.

PUBLICIDADE

Novo meio de pagamento

Até a Apple entrou na onda do Buy Now, Pay Later. A empresa anunciou um novo recurso de pagamento chamado Apple Pay Later para o aplicativo Wallet, que, segundo a Apple, não terá taxas. A funcionalidade do “compre agora, pague depois” é um modelo de negócio explorado por Affirm, Addi e AfterPay e é uma forma de fazer compras online sem o dinheiro na hora e sem cartão de crédito.

iOS 16

O mais recente software para iPhone da Apple, o iOS 16, terá uma nova tela de bloqueio, permitindo que os usuários personalizem o recurso e visualizem atalhos. Um recurso chamado Live Activities tornará mais fácil acompanhar eventos ou atividades, como um jogo da NBA ou uma corrida de Uber, disse o vice-presidente sênior da big tech, Craig Federighi, durante o evento.

O novo software conta com funcionalidades para filtrar conteúdo, no modo de foco, permitindo que os usuários priorizem mensagens e e-mails, dependendo se estão dirigindo, no trabalho ou em casa. A tela de bloqueio também vai exibir estilos diferentes, dependendo da hora do dia.

PUBLICIDADE

O iOS 16 também conta com uma biblioteca de fotos em nuvem conjunta para famílias. Muito do que foi anunciado para o novo software do iPhone também se aplica ao Mac e iPad. O aplicativo do e-mail, por exemplo, se estendem ao Mac e ao iPad. A empresa também anunciou mudanças em seu aplicativo Mail, introduzindo busca aprimorada e a capacidade de agendar o envio de mensagens. E a Apple visualizou o que chamou de futuro sem senhas, mostrando um recurso de senhas que usa criptografia em vez de códigos baseados em texto.

Os aplicativos Mapas, Casa e Saúde da Apple também estão recebendo atualizações. O Apple Maps, por exemplo, permite adicionar até 15 paradas ao planejar uma rota. O aplicativo Home funcionará melhor com feeds de câmera e oferecerá suporte ao Matter, um protocolo multiplataforma para dispositivos domésticos inteligentes que também foi adotado pela Amazon e pelo Google.

A atualização também permitirá aos usuários editar mensagens do iMessage e cancelar mensagens já enviadas.

O software do iPad, iPadOS, também está recebendo uma grande atualização voltada para usuários profissionais. O dispositivo poderá redimensionar janelas, mostrar mais conteúdo na tela de uma só vez e oferecer uma nova visualização multitarefa que facilita o uso de vários aplicativos simultaneamente. O iPad também está recebendo recursos de colaboração adicionais e um aplicativo de produtividade chamado Freeform - assim como um aplicativo de previsão do tempo pela primeira vez.

Uma visão multitarefa semelhante - chamada Stage Manager - está chegando ao Mac também com a nova atualização do macOS Ventura.

O novo sistema operacional Mac também permitirá que os clientes usem seu iPhone como uma webcam com seu computador.

As atualizações do sistema operacional estarão disponíveis para os desenvolvedores como parte de um teste beta e o público poderá vê-los com um piloto mais abrangente no próximo mês.

PUBLICIDADE

CarPlay

A big tech disse que seu sistema para carros, o CarPlay, está passando por uma revisão para ter maior integração com instrumentos do carro como o velocímetro e outros medidores. Por meio do CarPlay, será possível controlar a temperatura do ar condicionado e a frequência de rádio, por exemplo. O novo software, que será formalmente introduzido nos veículos em 2023, pode substituir pela primeira vez os painéis de instrumentos.

Apple Watch

O Apple Watch também está recebendo melhorias, como detecção de fibrilação atrial - um tipo de arritmia - para medir a saúde do coração. O software mais recente do dispositivo – watchOS 9 – pretende rastrear de forma melhor o sono dos usuários do relógio. O novo software também terá novos mostradores de relógio e um aplicativo de calendário redesenhado, além de notificações que não ocupam mais a tela inteira.

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também:

PUBLICIDADE

A receita dos unicórnios que não demitiram - e nem pretendem demitir

Gigantes de tecnologia dos EUA perdem status de apostas seguras