PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Minério de ferro cai com temor que vírus na China ameace demanda

O insumo siderúrgico, um barômetro para as perspectivas econômicas chinesas, chegou a cair quase 12% na segunda-feira no início do pregão

Vale aposta em nova tecnologia para reduzir custos do frete e emissões em cargas destinadas à China
Por Liz Ng
25 de Abril, 2022 | 08:55 am
Tempo de leitura: 1 minuto

(Bloomberg) – O minério de ferro teve forte queda em Singapura com temores de que o lockdown que paralisou Xangai no último mês possa se espalhar para Pequim.

O insumo siderúrgico, um barômetro para as perspectivas econômicas da China, chegou a cair quase 12% na segunda-feira no início do pregão.

Autoridades vão submeter moradores do distrito de Chaoyang na capital chinesa a três dias de testes de coronavírus a partir desta segunda-feira. Enquanto isso, as mortes em Xangai atingiram recorde no fim de semana e o centro siderúrgico de Tangshan, no norte, também está sob restrições.

A disseminação do coronavírus na maior economia da Ásia e as medidas rígidas de Pequim geram preocupações de que o crescimento econômico da China sofrerá um impacto maior do que o previsto anteriormente. Os preços do petróleo e as ações de algumas das maiores siderúrgicas também caíram devido a temores sobre a demanda chinesa.

PUBLICIDADE

“A queda acentuada dos preços se deve principalmente ao crescente impacto da Covid”, disse Chen Wen Guang, diretor de pesquisa do Lange Steel Information Research Center em Pequim. Com “muitas áreas afetadas, as pessoas estão começando a se preocupar com a demanda”, disse ele.

Os contratos futuros de minério de ferro em Singapura chegaram a cair 11,6%.

A demanda fraca devido às restrições do vírus se converte em estoques de aço mais altos, o que também contribui para a queda dos preços.

Os estoques de produtos siderúrgicos nas principais usinas chinesas aumentaram cerca de 15% no segundo terço de abril em relação ao mês anterior, de acordo com relatório da Associação de Ferro e Aço da China.

PUBLICIDADE

Alguns analistas preveem que as exportações chinesas de aço devem aumentar, já que a falta de consumo local coincide com a alta dos preços no exterior.

More stories like this are available on bloomberg.com

©2022 Bloomberg L.P.