Internacional

AO VIVO: Ucrânia diz que não teve progresso em reunião com a Rússia

Moscou pede a desmilitarização da Ucrânia e o reconhecimento dos territórios separatistas como independentes. Também pede uma mudança de regime em Kiev

O presidente Vladimir Putin observou mudanças “positivas” nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia,
Por Bloomberg Línea
11 de Março, 2022 | 08:57 am
Tempo de leitura: 8 minutos

Bloomberg Línea — -- [Essa notícia está sendo atualizada]

O principal diplomata da Ucrânia rejeitou a visão de “movimento positivo” nas negociações com a Rússia citada anteriormente pelo presidente Vladimir Putin, dizendo que houve “progresso zero”.

Cerca de 2,5 milhões de ucranianos fugiram do país, com a maioria passando para a Polônia. Duas cidades no oeste da Ucrânia, longe do local dos combates até o momento, foram atingidas por ataques aéreos durante a noite. O Ministério da Defesa da Rússia disse que destruiu aeródromos em Ivano-Frankivsk e Lutsk por meio de ataques de longa distância. A Associated Press informou que novas fotos de satélite parecem mostrar um enorme comboio militar russo fora de Kiev se espalhando por cidades e florestas próximas.

A UE propôs dobrar o tamanho do Fundo Europeu para a Paz, que fornece armas à Ucrânia. Também desembolsou 300 milhões de euros em ajuda macrofinanceira.

PUBLICIDADE

Veja mais atualizações no horário de Brasília:

EUA anunciam sanções contra membros da Duma e bilionário Vekselberg (20h03)

Os EUA sancionaram 12 membros do parlamento russo, além do conselho do banco VTB e da família do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. As medidas também tiveram como alvo os ativos do bilionário Viktor Vekselberg, incluindo seu avião e iate.

A medida do Departamento do Tesouro inclui disposições destinadas a impedir que indivíduos sancionados usem criptomoedas para evitar as penalidades.

Reparos começam em Chernobyl (19h50)

Técnicos começaram a reparar linhas de energia danificadas na usina nuclear de Chernobyl, disse a Agência Internacional de Energia Atômica em comunicado, acrescentando que combustível adicional para geradores a diesel foi entregue.

PUBLICIDADE

Na planta de Zaporizhzhya, que a Rússia agora controla, as munições do ataque de 4 de março estão sendo detectadas e descartadas.

Belarus diz que está recebendo armas da Rússia (19h35)

A Rússia concordou em fornecer equipamentos militares “modernos” para a Belarus, segundo a agência de notícias estatal Belta, disse uma porta-voz do presidente do país, Alexander Lukashenko, após seu encontro em Moscou com Putin. Ela não detalhou a natureza exata das armas a serem fornecidas.

Deutsche Bank saindo da Rússia (19h14)

O Deutsche Bank (DB) disse que está em processo de encerramento dos negócios restantes na Rússia e não iniciará nenhum novo negócio no país.

“Como alguns pares internacionais e de acordo com nossas obrigações legais e regulatórias, estamos no processo de encerrar nossos negócios restantes na Rússia, enquanto ajudamos nossos clientes multinacionais não russos a reduzir suas operações”, disse o banco.

Biden diz que não vai lutar Terceira Guerra Mundial pela Ucrânia (19h02)

O presidente Joe Biden disse que defenderia a OTAN até o ponto de uma Terceira Guerra Mundial, mas que não arriscaria desencadear um conflito mais amplo contra a Rússia na Ucrânia e descartou estabelecer uma zona de exclusão aérea.

“Enquanto fornecemos esse apoio à Ucrânia, continuaremos juntos com nossos aliados na Europa e enviaremos uma mensagem inconfundível: defenderemos cada centímetro do território da Otan”, disse Biden na Filadélfia na sexta-feira durante um discurso para os democratas. “Se eles se moverem uma vez – com certeza, se respondermos, é a Terceira Guerra Mundial; mas temos uma obrigação sagrada no território da OTAN.”

PUBLICIDADE

Oficial do Pentágono diz que mais jatos não ajudarão a Ucrânia (18h45)

Um oficial de defesa dos EUA disse que não está claro se a Ucrânia precisa de aeronaves adicionais, como o MiG da Polônia, oferecida no início desta semana, mas que poderia usar mais sistemas antiaéreos.

A Força Aérea da Ucrânia tem cerca de 56 aeronaves e elas voam apenas cerca de 5 a 10 horas por dia, disse a autoridade. Isso se deve em parte à ampla cobertura russa do espaço aéreo da Ucrânia. Portanto, não faz sentido na visão de oficiais dos EUA que o envio de jatos adicionais para a Ucrânia irá desequilibrar a balança, disse o funcionário do Pentágono.

A força aérea ucraniana é composta por caças MiG-29 e SU-27 e jatos de ataque ao solo SU-24 e SU-25, de acordo com a edição de 2022 da revisão anual do equilíbrio militar mundial do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos.

Biden fala em coordenação em sanções contra Rússia (15h52)

O presidente Joe Biden disse que os atrasos nas medidas para cortar os laços comerciais com a Rússia são necessários porque a ação deve ser coordenada com os aliados dos EUA. “Mais importante do que nos movermos quando queremos é garantir que toda a Otan esteja unida”, disse Biden aos democratas da Câmara. “Eles têm vulnerabilidades diferentes das nossas.”

PUBLICIDADE

Revogar as relações comerciais normais permanentes, disse Biden, é um “golpe esmagador”. “A bolsa de valores de Moscou está fechada por um motivo simples”, acrescentou. “Porque no momento em que abrir, será dissolvida. Me ouça? vai explodir.”

Alemanha sugere que Sérvia se junte às sanções (14h54)

Os países que desejam ingressar na União Europeia precisam alinhar suas políticas externas com o bloco, disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, em Belgrado, após conversas com o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, cujo governo não sancionou a Rússia.

Baerbock elogiou a Sérvia por apoiar as resoluções das Nações Unidas que condenavam a invasão de Putin, mas a Alemanha também espera “palavras e ações claras”, disse ela. A Sérvia quer se tornar um membro da UE e ao mesmo tempo manter boas relações com a Rússia.

UE promete quarto pacote de sanções à Rússia para sábado (14h19)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a UE apresentará um quarto pacote de sanções no sábado para isolar a economia russa.

PUBLICIDADE

A proposta inclui revogar o status comercial de nação mais favorecida de Moscou, proibir a exportação de bens de luxo para a Rússia, garantir que os russos não possam usar criptoativos para contornar sanções e proibir a importação de alguns produtos de ferro e aço da Rússia.

Kuleba vê nenhum progresso nas negociações sobre a Rússia (14h10)

O principal diplomata da Ucrânia disse que não viu progresso nas negociações russo-ucranianas citadas anteriormente por Putin e reiterou que o país poderia se comprometer com o status neutro se houver garantias de segurança.

PUBLICIDADE

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que as conversas de alto nível na quinta-feira com seu colega russo não produziram nenhum progresso. “Não houve nenhum progresso nas negociações, então é difícil para mim entender a que tipo de progresso o presidente Putin está se referindo”, disse Kuleba à Bloomberg Television.

As conversas em andamento também não afetam o comportamento da Rússia nesse terreno, acrescentando que uma reunião entre Putin e o presidente da Ucrânia seria útil.

Biden adverte Kremlin sobre armas químicas (11h50)

O presidente Joe Biden alertou Moscou contra o uso de armas químicas em sua guerra contra a Ucrânia, dizendo que a Rússia pagará um preço alto se fizer isso.

PUBLICIDADE

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, acusou nesta quinta-feira o Kremlin de tentar estabelecer um pretexto para usar armas químicas durante sua invasão, fazendo alegações infundadas de que a Ucrânia estava desenvolvendo armas de destruição em massa.

Biden também disse que as sanções estão esmagando a economia da Rússia, observando que o mercado de ações do país está fechado há mais de uma semana. “Eles sabem que no momento em que abrir, provavelmente entrará em colapso”, disse ele.

EUA proíbem importação de caviar e vodka russa (10h05)

Os EUA proibirão as importações de frutos do mar, incluindo caviar, da Rússia, que somam cerca de US$ 1,2 bilhão por ano, bem como bebidas, destilados e vinagre no valor de US$ 24 milhões, como parte de uma série de medidas que encerram as relações comerciais normais entre os dois países.

PUBLICIDADE

Muitas vodkas populares de marca russa são produzidas em outras nações, inclusive nos EUA. Algumas marcas são produzidas na Rússia.

Putin vê desenvolvimentos ‘positivos’ nas negociações (8h32)

O presidente Vladimir Putin observou mudanças “positivas” nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia, informou o IFX no início de uma reunião na sexta-feira (11) com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.

“Há algum movimento positivo lá, como nossos negociadores me disseram”, disse Putin, observando que as negociações estão acontecendo “praticamente diariamente”. Ele não deu mais detalhes, mas é provável que seja uma referência ao presidente Volodymyr Zelenskiy esta semana, indicando que ele está disposto a discutir a adoção de um status mais neutro na Ucrânia.

PUBLICIDADE

O líder da Ucrânia deixou claro que não cederá nenhum território e ainda é contra à adesão à União Europeia e por garantias de segurança dos EUA e da Alemanha, tornando difícil ver como pode haver um acordo sobre a neutralidade. As conversas nesta semana entre os ministros das Relações Exteriores dos dois países não conseguiram avançar nem mesmo em um cessar-fogo humanitário para permitir a evacuação de mais civis.

Os futuros de ações dos EUA saltaram junto com as ações europeias após os comentários de Putin, enquanto os futuros de petróleo bruto em Nova York reduziram os ganhos e o ouro estendeu o declínio.

Líderes da UE discutem dívida conjunta para financiar energia e defesa (8h20)

Líderes reunidos em Versalhes, na França, estão discutindo a emissão de títulos conjuntos da UE para financiar gastos com defesa e energia, disse o primeiro-ministro croata Andrej Plenkovic. “Nestes tempos extraordinários devido às atividades externas globais, precisamos fazer um esforço conjunto a nível europeu e nacional para sermos aqueles que defendem nossos cidadãos e nossas empresas”, disse ele sexta-feira antes das negociações.

Enquanto os 27 líderes discute o uso da dívida conjunta, a tendência será focar nos mecanismos de financiamento disponíveis, como recalibrar empréstimos e doações do pacote maciço de recuperação de covid do bloco, segundo um funcionário, que pediu para não ser identificado porque o as conversas são privadas.

Reino Unido sanciona 386 legisladores russos (7h20)

O Reino Unido congelou os ativos de 386 parlamentares russos em uma nova escalada de suas sanções contra o governo de Vladimir Putin. As sanções foram impostas a membros da Duma, a câmara baixa do parlamento russo, que votaram a favor das regiões separatistas ucranianas de Luhansk e Donetsk, e significa que eles também estão sujeitos a uma proibição de viagem britânica, disse o Ministério das Relações Exteriores na sexta-feira.

Isso ocorre um dia depois do Reino Unido sancionar Roman Abramovich, o mais proeminente magnata russo com ligações com o país, impondo restrições às operações do Chelsea Football Club, o seu time de futebol da Premier League.

Ações avançam, com dólar forte (7h23)

Os mercados permaneceram voláteis na sexta-feira em meio a preocupações com o crescimento global à medida que a guerra na Ucrânia continua. Os futuros dos índices S&P 500 e Nasdaq 100 subiam 0,5% cada, depois de oscilar entre ganhos e perdas pelo menos seis vezes. O medidor Stoxx 600 da Europa era impulsionado por empresas de viagens e commodities. O dólar seguia para a mais longa sequência de aumentos semanais desde novembro. O petróleo se recuperava, mas ainda estava a caminho de sua maior perda semanal desde novembro.

Negociações nucleares do Irã são interrompidas (7h40)

As potências mundiais e o Irã suspenderam os esforços para reviver o acordo nuclear de 2015, reacendendo uma crise que deve agitar os mercados de petróleo.