S&P rebaixa rating da Rússia pela segunda vez em uma semana

Rating soberano recuou em oito níveis para “CCC-”, apenas dois passos acima do ranking de default

Rublo
Por Sydney Maki
03 de Março, 2022 | 07:52 PM

Bloomberg — A Rússia teve sua avaliação de risco de crédito cortada pela segunda vez em uma semana pela S&P Global Ratings, já que sanções abrangentes enfraquecem a força financeira do país.

A empresa de classificação de risco rebaixou nesta quinta-feira o rating soberano da Rússia em oito níveis para “CCC-”, de acordo com um comunicado, apenas dois passos acima do ranking de default.

Isso ocorre poucos dias depois de o rating ser cortado para a classificação de junk de “BB+” na sexta-feira passada. O país permanece em alerta para nova rebaixamento, de acordo com a S&P, o que significa que pode ser reduzido ainda mais.

A S&P destacou que controles de capital e outras medidas implementadas pelas autoridades russas poderiam “restringir os detentores de títulos do governo de receber pagamentos de juros e principal no prazo”.

PUBLICIDADE

A Moody’s Investors Service e a Fitch Ratings também reduziram a Rússia para o junk nos últimos dias em meio às consequências da invasão à Ucrânia e à resposta de outras nações com medidas financeiras e econômicas.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também