Ibovespa mantém forte alta e dólar cai na volta do feriado

A alta dos preços do petróleo favorecia papéis ligadas à commodity, como as ações da Petrobras

Preocupações com inflação seguem no radar
02 de Março, 2022 | 04:31 PM

Bloomberg Línea — O principal índice da bolsa brasileira continua com forte alta na primeira sessão após o feriado de Carnaval, com alta perto de 2%, seguindo o otimismo dos mercados no exterior. A alta dos preços do petróleo favorecia papéis ligadas à commodity, como as ações da Petrobras (PETR4 e PETR3). A alta da Vale (VALE3) também impulsionava o Ibovespa (IBOV).

No exterior, as ações subiam, enquanto os títulos caíam depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que estava inclinado a apoiar uma alta de juros de 0,25 ponto percentual nos EUA em março para combater a inflação que está “muito alta”.

Em um amplo rali de ações, as empresas financeiras e industriais lideraram os ganhos no S&P 500 (SPX). O rendimento do Tesouro de dois anos - que é mais sensível a movimentos iminentes de política do Federal Reserve - ficou perto de 1,5%. O chefe do Fed também observou que o banco central está preparado para ser mais agressivo se a inflação for mais persistente do que o esperado, acrescentando que está aberto a “séries de aumentos de taxas” em 2022. Os investidores também avaliaram os últimos desenvolvimentos geopolíticos, com redução nos ganhos dos preços do petróleo depois de chegar a US$ 110 o barril.

  • Perto das 16h25, o Ibovespa subia 1,9%, a 115.248 pontos;
  • O dólar recuava 0,83% para R$ 5,11;
  • no mercado de juros, o DI para janeiro de 2023 subia de 12,440% para 12,550%;
  • Nos EUA, o Dow Jones subia 1,92%, o S&P 500 tinha alta de 1,93% e o Nasdaq, de 1,6%;

Contexto

Os investidores aumentaram ligeiramente suas apostas sobre o ritmo de aumentos de juros este ano, conforme o presidente do Fed falava, precificando cerca de 140 pontos-base de aperto ou um pouco mais de cinco movimentos de um quarto de ponto a partir deste mês - o que marcará o primeiro aumento desde 2018.

PUBLICIDADE

Powell disse que o mercado de trabalho está “extremamente apertado”, essencialmente uma mensagem aos legisladores de que o banco central atingiu sua meta máxima de emprego nas condições atuais, o que abre as portas para sua luta contra a inflação. Ele disse que os empregadores estão tendo dificuldades para preencher as vagas de emprego, enquanto os trabalhadores estão se demitindo e aceitando novos empregos, ajudando os salários a subir no ritmo mais rápido em anos.

Veja mais: EUA criam mais empregos que o previsto em fevereiro

Os mercados financeiros cambalearam desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, elevando os preços da energia e potencialmente elevando a inflação, mesmo com o aumento das tensões obscurecendo as perspectivas de crescimento global. Mesmo assim, os mercados futuros de juros nos EUA estão precificados para um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica na reunião de 15 a 16 de março em relação aos níveis atuais próximos a zero. Membros do Fed falam desde a invasão que ainda estão inclinados a agir.

PUBLICIDADE

(Atualizado às 16h30 com cotações mais recentes)

-- Com informações de Bloomberg News

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.