Breakfast

Mobilidade aérea sustentável na AL

Também no Breakfast: Atentos à decisão do Fed, mercados esboçam alta esta manhã; FMI corta previsão de crescimento econômico mundial em 2022 e Drones de delivery do iFood preparados para a decolagem

26 de Janeiro, 2022 | 06:37 AM
Tempo de leitura: 4 minutos

Bom dia! Hoje é 26 de janeiro de 2022 e este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias do dia

A plataforma de fretamento aéreo sob demanda Flapper, líder na América Latina, assinou com a Jaunt Air Mobility, empresa aeroespacial sediada na cidade norte-americana de Dallas, no Texas, uma uma carta de intenção para a compra de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL). Após a assinatura de um acordo final, a Jaunt irá providenciar para a Flapper 25 aeronaves movidas a bateria para aumentar a frota de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na América Latina.

🌎 Juntas, as companhias planejam atender diversos mercados essenciais na América Latina,incluindo a Cidade do México, no México, Santiago, no Chile, Bogotá, na Colômbia, São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, informou Paul Malicki, CEO da Flapper, à Bloomberg Línea.

🛩️ Além da Jaunt, a companhia tem parcerias firmadas com a Eve, da Embraer, a Electra e MagniX, com previsão de lançamento das aeronaves de diferentes tecnologias e designs para o intervalo entre 2026 e 2030, dependendo do andamento dos projetos e do processo de certificação, segundo Malicki.

PUBLICIDADE
Flapper diz que a aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL), que é silenciosa, vai voar no Rio de Janeiro, além de São Paulo, por um custo menor para o passageiro

Na trilha dos Mercados

Todos os olhos estarão postos, de maneira absoluta e irrestrita, sobre o Federal (Fed). Hoje o banco central norte-americano arbitra sobre a política monetária do país.

Os operadores estão ansiosos para saber quão agressivo será o Fed para controlar a inflação. Quantas vezes aumentará os juros para frear o consumo e estabilizar os preços – e a que proporção? Decidirá pela redução do seu balanço patrimonial? Como o fará?

São muitas as perguntas e muitas as incertezas que rondam o mercado. O efeito ômicron sobre as economias globais, o comportamento das cadeias de abastecimento, os preços nas alturas das commodities energéticas, as tensões geopolíticas protagonizadas pela Rússia...

Além destes elementos que turvam o horizonte, balanços corporativos e dados macroeconômicos também ditarão o rumo dos operadores. Com tantos fatores em jogo, é de se esperar que a sessão de hoje seja volátil, com a cautela orientando as decisões de investimento. Também é uma boa oportunidade para os caçadores de barganhas.

Leia também:

Ações dos EUA historicamente têm fortes ganhos em ciclos de alta do Fed

BC dos EUA deve sinalizar primeiro aumento de juros em março

Dia tem tudo para ser volátil, mas também propício a correções
🟢 As bolsas ontem: Dow (-0,19%), S&P 500 (-1,22%), Nasdaq (-2,28%), Stoxx 600 (+0,71%), Ibovespa (+2,10%)

Outra sessão volátil. Em uma verdadeira gangorra, o S&P 500 chegou a cair 2,79% durante o dia, se situou no azul por alguns minutos e, no final do dia, terminou outra vez no vermelho. A perspectiva de um aperto monetário pelo Fed já em março e as crescentes tensões geopolíticas marcaram o dia.

No radar

  • 📌 Decisão de juros do Federal Reserve e entrevista coletiva do presidente Jerome Powell
  • Decisão da taxa de juros do Banco do Canadá
  • Relatório de estoque de petróleo bruto da EIA
  • Balanços: Tesla, Abbott Laboratories, Intel, AT&T, Boeing
  • Brasil: IPCA-15

Quinta-feira, 27

  • EUA: Dados de crescimento do PIB no quarto trimestre, além de pedidos iniciais de seguro-desemprego e bens duráveis
  • Balanços: Apple, Visa, Mastercard, Comcast, McDonald’s, SAP, Samsung Electronics

Sexta-feira, 28

  • EUA: Renda do consumidor, sentimento do consumidor da Universidade de Michigan
  • Balanços: Chevron, Caterpillar

Destaques da Bloomberg Línea

Também é importante

Preparar para a decolagem

Nas alturas: iFood é liberado para decolar com drones de delivery: “We’re soaring, flying, there is not a star in heaven that we can’t reach”. O High School Musical disse isso, mas poderia facilmente ser o iFood dublando. O gigante do delivery brasileiro tem agora drones no ar, para além de motos e bicicletas nas ruas do País. Tudo isto com o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

• Alta da inflação ameaça legado do presidente do BC dos EUA: Os primeiros quatro anos de Jerome Powell como presidente do banco central dos Estados Unidos foram marcados pela façanha de salvar a economia de um desafio histórico como a pandemia. Seu segundo mandato — e legado — à frente do Federal Reserve será definido pelo esforço para salvar a economia americana de um superaquecimento.

• Colheita de soja e milho avança, mas perdas se acentuam no Sul do país: A colheita da safra de soja e milho do Brasil avança em ritmo acelerado neste ano. Dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) mostram que 5,5% da área plantada com soja e 7,7% das lavouras de milho já foram colhidos em todo o país. O desempenho mostra um aumento significativo em comparação à semana anterior, quando apenas 1,7% da soja e 4,4% do milho haviam sido retirados das lavouras em todo o país.

• Petrobras prorroga negociação dos campos de Albacora com PetroRio: A Petrobras (PETR4) disse, nesta terça-feira (25), que ainda está em fase de negociação com os consórcios liderados pela PetroRio (PRIO3) para a venda dos campos de Albacora e Albacora Leste, na Bacia de Campos, e que não há data definida para a conclusão de tratativas e assinatura de contratos.

Opinião Bloomberg

Prever a inflação é uma ciência verdadeiramente desanimadora

Por quase 40 anos, os Estados Unidos e grande parte do mundo foram abençoados com inflação baixa. Não mais. Dependendo de quem você acredita, o aumento dramático de preços e salários dos últimos meses é ou fogo de palha ou o começo de algo mais ameaçador. Ambos os lados deste debate falam com confiança sobre o que acontecerá a seguir. Mas a história da previsão de inflação sugere que a humildade é o melhor caminho.

Pra não ficar de fora

Plataforma abriga a maior parte dos criadores de conteúdo e passou vários anos criando maneiras de seus astros de vídeo ganharem dinheiro

OO YouTube está planejando adicionar recursos de tokens não fungíveis para seus criadores de conteúdo, escreveu a CEO Susan Wojcicki nesta terça-feira (25). Embora Wojcicki não tenha dito exatamente o que sua equipe está planejando, ou quando será lançado, isso marca a primeira vez em que a Alphabet, dona do Google e do YouTube, está se envolvendo com os colecionáveis de criptomoedas. Vários dos rivais do YouTube já embarcaram na tendência.

🟢 O Twitter começou a permitir que os usuários postassem NFTs como fotos de perfil, e o Instagram está, supostamente, trabalhando em uma oferta semelhante, de acordo com o Financial Times. NFTs são ativos digitais que representam a propriedade de outros ativos digitais, como obras de arte, que as pessoas podem comprar ou vender.

▶️ O YouTube, que abriga a maior parte dos criadores de conteúdo, passou vários anos criando maneiras de seus astros de vídeo ganharem dinheiro para além da publicidade, adicionando ferramentas como pagamentos de fãs e comércio eletrônico. Wojcicki disse aos criadores que sua empresa estava procurando o Web3, um termo genérico para modelos de internet construídos em torno de criptomoedas, como uma “fonte de inspiração”.

Quer receber o Breakfast por e-mail? Registre-se gratuitamente no nosso site. E aqui você encontra as edições anteriores de nossa newsletter.

Edição: Michelly Teixeira, News Editor | Europe

Por hoje é só. Bom dia e obrigado por ler nossa newsletter!