SEC mira regulação de exchanges de criptomoedas, diz Gensler

Para SEC, escrutínio adicional é crucial para os investidores terem acesso aos mesmos tipos de proteção de outros mercados

Gary Gensler, SEC
Por Ben Bain
19 de Janeiro, 2022 | 05:39 PM

Bloomberg — As exchanges de criptomoedas devem ser o principal foco de análise da SEC (Comissão de Valores Mobiliários) nos EUA em relação aos ativos digitais em 2022.

O presidente da SEC, Gary Gensler, disse nesta quarta-feira que espera que as plataformas de negociação tomem medidas nos próximos meses para serem supervisionadas mais diretamente pelos reguladores financeiros de Washington. O escrutínio adicional é crucial para os investidores em criptoativos terem acesso aos mesmos tipos de proteção que obtêm ao negociar ações ou outros ativos, de acordo com Gensler.

“Pedi à equipe que analisasse todas as maneiras de colocar essas plataformas dentro do escopo de proteção ao investidor”, disse Gensler a repórteres em uma entrevista virtual. “Se as plataformas de negociação não entrarem no espaço regulamentado, seria mais um ano de vulnerabilidade desse público.”

Gensler polemizou com a indústria de criptomoedas no ano passado quando argumentou que a maioria dos tokens era semelhante a títulos, que deveriam ser cobertos pelas regras rígidas da SEC. Muitos entusiastas de criptomoedas, no entanto, argumentam que esses ativos não devem estar sujeitos aos mesmos regulamentos que há muito tempo se referem a ações e negociação de títulos.

Veja mais em Bloomberg.com