PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mercados

Petróleo sobe antes da divulgação de dados de energia dos EUA

West Texas Intermediate subia 1,7% com a recuperação dos mercados de ações na Europa e o enfraquecimento do dólar

oil
Tempo de leitura: 1 minuto

Bloomberg — Os preços do petróleo se recuperaram junto das ações europeias, com a commodity acompanhando o movimento dos principais mercados acionários nas primeiras semanas de 2022.

O West Texas Intermediate (WTI) subia 1,7% com a recuperação dos mercados de ações na Europa e o enfraquecimento do dólar. O American Petroleum Institute, financiado pela indústria, divulgará o relatório semanal de estoques de petróleo nesta terça, enquanto a Energy Information Administration deve publicar as perspectivas mensais de mercado.

PUBLICIDADE

O petróleo teve um início positivo em 2022 com as expectativas de que a demanda continuará a se expandir à medida que a pandemia perde força no mundo. As interrupções na oferta na Líbia e no Cazaquistão também ajudaram os preços, embora o petróleo tenha seguido amplamente os movimentos em mercados no início do ano.

“Com a ausência de grandes notícias ou divulgação de dados, os preços do petróleo continuam a se mover com a volatilidade do mercado de ações”, disse Keshav Lohiya, fundador da empresa de análise Oilytics.

Preços do petróleo

  • O WTI para entrega em fevereiro avançava 1,7%, para US$ 79,53 por barril, às 7h19, horário de Brasília.
  • O Brent para liquidação de março subia 1,6%, para US$ 82,14 o barril.

Os mercados de diesel na Europa e nos EUA estão atualmente entre os setores de produtos petrolíferos mais fortes. Os lucros da transformação do petróleo em combustível estão no nível mais alto desde outubro em ambas as regiões, à medida que a demanda de inverno aumenta, permanecendo relativamente robusta diante da variante ômicron.

PUBLICIDADE

Na China, o maior importador de petróleo bruto, as autoridades fecharam uma cidade de 5 milhões de pessoas, um dia depois de detectar casos da variante na província de Henan. A medida ressalta o compromisso do país em eliminar o Covid-19, mesmo quando circulam variantes altamente transmissíveis.

Embora o país deva sediar os Jogos Olímpicos de Inverno no próximo mês, ainda não há planos para ajustar as medidas para o evento de alto nível.

Outras notícias sobre petróleo

  • O governo Biden sinalizou que reduziria o desenvolvimento de petróleo na Reserva Nacional de Petróleo do Alasca e restauraria as restrições à perfuração.
  • A produção diária de petróleo do Cazaquistão caiu 3,7% em 9 de janeiro em comparação com 4 de janeiro, segundo dados do Ministério da Energia.
  • A produção de petróleo da Líbia se recuperou para 1 milhão de barris por dia depois que as milícias encerraram um bloqueio de três semanas em vários campos ocidentais, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Leia também

PUBLICIDADE