Preços das commodities encolhem lucros industriais da China

Crescimento do lucros se desacelerou para 9% em novembro na comparação anual, o menor ritmo desde maio

Mineradoras de carvão e produtoras de petróleo estavam entre as maiores beneficiárias do rali das commodities
Por Bloomberg News
27 de Dezembro, 2021 | 03:01 PM

Bloomberg — O desempenho do setor industrial da China tem sido muito melhor neste ano do que em 2020, mas a perspectiva para os lucros ainda é irregular, pois mineradoras e fornecedores de matérias-primas se beneficiam dos preços mais altos das commodities às custas de fabricantes.

Nos primeiros 11 meses de 2021, os lucros industriais subiram 38% em relação ao ano anterior, segundo divulgado pelo Departamento Nacional de Estatísticas na segunda-feira.

No entanto, em uma base mensal, o crescimento do lucros se desacelerou para 9% em novembro na comparação anual. Foi o menor ritmo desde maio, pois alguns fabricantes tiveram as margens encolhidas por custos mais altos dos insumos.

Veja mais: Expectativa de menor demanda por aço em 2022 pesa sobre minério

PUBLICIDADE

Os números mostraram que a indústria de mineração respondeu por cerca de 12% do lucro total registrado nos 11 meses, com ganho de 186%.

Para fabricantes, os lucros aumentaram 34,5% no mesmo período. Os ganhos de montadoras caíram 3,4% na comparação anual, enquanto entre produtoras de alimentos o lucro recuou 1,7%.

“As pressões de custo permanecem relativamente grandes”, disse Zhu Hong, estatístico sênior do Departamento Nacional de Estatísticas, em comunicado. “A melhoria dos lucros nas indústrias downstream precisa se consolidar mais.”

PUBLICIDADE

Mineradoras de carvão e produtoras de petróleo estavam entre as maiores beneficiárias do rali das commodities: os lucros mais do que triplicaram nos primeiros 11 meses do ano.

Esses ganhos reduziram a rentabilidade de empresas que usam esses produtos, como geradoras de eletricidade e aquecimento.

Veja mais em bloomberg.com